segunda-feira, 4 de março de 2019

8 filmes sobre mudanças climáticas que você precisa assistir


Assunto recorrente na sociedade atual, as mudanças climáticas estão relacionadas as mudanças do clima em nível global. Em outras épocas, o aquecimento acontecia por causas naturais, mas hoje se sabe que é produzido pelas atividades humanas, principalmente devido ao seu consumo exagerado e exploração excessiva de recursos naturais, com consequências danosas ao meio ambiente e de difícil reversão.

          Por essa razão, hoje, a consciência ambiental é incentivada em diversos âmbitos da sociedade. O cinema, por exemplo, já explorou o tema em diversos filmes de ficção e até mesmo em documentários sobre as mudanças climáticas, como forma de reflexão e incentivo a uma mudança de atitude das pessoas em relação ao consumo de energia.

          Vai ficar em casa no carnaval? Aproveite o feriadão e confira a seleção de 8 filmes relacionados as questões climáticas que preparamos, que levam a reflexão sobre o tema:

 

 Uma verdade inconveniente (2007)

Dirigido por Davis Guggenheim e apresentado pelo Ambientalista e ex vice-Presidente dos Estados Unidos Al Gore, o documentário retrata as possíveis consequências da hipótese do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema, assim como as possíveis ações que se pode ser feito pelo o homem para amenizar e/ou evitar uma Catástrofe Climática. Assista o trailer. Assista no Youtube a partir de R$4,90.

 

 

A Última Hora (2007)

Documentário apresentado pelo ator Leonardo DiCaprio e lançado pouco depois do de Al Gore. Nele é explorado os problemas ambientais causados pela própria humanidade, como aquecimento global, desmatamento, enchentes, furacões e uma série de tragédias que assolam o planeta cotidianamente.

O filme mostra como a Terra chegou nesse ponto e de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter este quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas, pensadores e líderes, ajudam a esclarecer estas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis. Veja o trailer. Disponível no Youtube.

 

 A Era da Estupidez (2009)

Mistura de documentário, animação e drama, é ambientado em um hipotético mundo devastado em 2055. Um idoso e solitário sobrevivente questiona: "Por que não paramos a mudança climática quando tivemos essa chance?" O personagem assiste a arquivos de notícias sobre mudanças climáticas, desde o início do século 21 até 2054. Assista o trailer. Disponível noYoutube.

 

 

 

 Faça as contas (2013)

Este filme faz uma conta crítica sobre o uso desmedido dos combustíveis fósseis, como o do carvão, gás natural e do petróleo. Ele foi produzido pela 350.org, uma Organização Não Governamental que trabalha com questões relacionadas às mudanças climáticas do planeta. A grande sacada do filme é a “conta” climática realizada para responsabilizar cada estado dos Estados Unidos pelo aquecimento global. Em seus 42 minutos, além das críticas, o filme também busca conscientizar sobre o uso de outras fontes de energia sustentáveis. Veja o trailer. Disponível no Youtube.

 

Resultado de imagem para 5. Cowspiracy â?? o segredo da Sustentabilidade Cowspiracy – o segredo da Sustentabilidade (2014)

O filme, produzido pelo ator Leonardo Di Caprio, defende como a pecuária pode ser considerada uma das indústrias mais destrutivas do planeta. Nele é apresentado a responsabilidade desta indústria pela emissão de gases que causam o efeito estufa, que, segundo o filme, é maior do que a indústria de transportes e gera intensa destruição dos recursos naturais do solo. O documentário mostra a descoberta das verdades sobre a pecuária e o medo das organizações ambientais em falar sobre o assunto. Assista o trailer. (Disponível na Netflix).

 

 

 Captando o sol (2015)

O filme acompanha as histórias de trabalhadores americanos desempregados em busca de recolocação no mercado de energia solar, em Richmond, na Califórnia. Sua saga é entrelaçada com a de um ativista do Partido do Chá, assim como a de empresários chineses em busca de liderança mundial na direção de um futuro de energia limpa. Assista ao trailer. (Disponível na Netflix).

 

 

 

Seremos História? (2016)

Um problema de longas datas está se mostrando cada vez mais grave. Mudanças de temperatura, inundações, e outros fenômenos semelhantes têm se tornado cada vez mais comum e, o que tem sido feito na tentativa de amenizar essa situação? É na busca por respostas para essas questões que Leonardo DiCaprio abraça a missão de testemunhar as mudanças climáticas em diversos países, e de uma forma nunca vista antes. Veja o trailer. (Disponível na Netflix).

 

 

 Uma verdade mais inconveniente (2017)

Dez anos após "Uma Verdade Inconveniente" ter alertado sobre a necessidade da união entre países para tratar a crise iminente, envolvendo o aquecimento global, Al Gore retorna ao tema para mostrar não apenas as consequências práticas da crise climática, mas também os avanços obtidos na obtenção de energia através de fontes limpas. Assista ao trailer. Assista no Youtube a partir de R$ 17,90.

         

          Gostou dessas dicas de filmes e documentários? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

          A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.

Fonte: cenergel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário