segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Moradores transformam terrenos baldios em hortas orgânicas em São Paulo

Horta orgânica plantada em terreno que era mal aproveitado em São Paulo

Caixas cheias de alimentos. As verduras são orgânicas. A produção é tanta que enche o caminhão. Dá até para imaginar que se trata de uma região agrícola bastante produtiva, mas toda essa fartura saiu de hortas comunitárias na Zona Leste de São Paulo.
Hans Dieter Temp é gaúcho, mas foi durante um período em que morou na Alemanha que ele teve a ideia de criar a organização Cidades sem Fome.
A horta São Mateus é uma das mais antigas e maiores do projeto. São 8 mil metros quadrados de área na Zona Leste de São Paulo que antes eram tomados por lixo e entulho. Hoje, quatro famílias conseguem tirar o sustento do que colhem naqueles canteiros.
Depois de 12 anos, já são 21 hortas comunitárias. Funciona assim: a organização negocia com os donos a utilização dos terrenos e ensina as técnicas de plantação. Quem trabalha nas hortas, além de consumir os alimentos, pode lucrar com a venda dos produtos. E já são 115 famílias beneficiadas.
O melhor é que a maioria dos agricultores estava aposentada ou desempregada e voltou a ter uma ocupação, a se sentir útil. Quase todas as hortas foram plantadas em terrenos baldios ou que estavam mal aproveitados.
Cada horta tem uma característica, uma pegada diferente de acordo com a demanda da comunidade. A horta da dona Bela, por exemplo, produz muitas plantas ornamentais que servem para decoração. Assim ela aumenta a clientela e a renda também.
Fonte: G1 - Globo Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário