quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Colheita do Alface - 13.11.2019

Nesta data os alunos do Ensino Fundamental II (5º ano) sob orientação da professora Andreia realizaram a colheita da alface. Os mesmos alunos haviam plantado as mudas de alface no canteiro  (Plantio da alface realizado em 02 de outubro de 2019 - https://gremiolivreindio.blogspot.com/2019/10/atividades-praticas-com-alunos-do.html) e voltaram para realizar a colheita. 
Os alunos do projeto monitoraram as atividades  e explicaram como realizar a esterilização da alface (ou frutas, legumes e hortaliças)  antes do consumo. Os alunos explicaram ainda como retirar o resíduo de agrotóxico nos produtos adquiridos do mercado, visto que nossas verduras não são produzidas com agrotóxicos. 
Os alunos levaram  a verdura para ser consumida em suas residências. 

Esterilizando frutas verduras e legumes: 
Inicialmente é importante lavar o produto em água corrente, pois  faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos. Depois imergir os produtos em uma solução com água sanitária. Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de sopa água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente para retirar o resíduo da água sanitária.  

Retirando resíduos de agrotóxicos dos produtos 

A quantidade de agrotóxicos servidos na nossa mesa não  para de aumentar. Apenas nos primeiros meses do governo Bolsonaro  foi aprovado  o registro de mais de 150 pesticidas.Em 2018 foram já havia sido aprovado pela Anvisa 450 novos pesticidas para serem utilizadas a agricultura brasileira. Isso é uma péssima notícia para a saúde do povo brasileiro. 
Várias pesquisas tem indicado que o bicarbonato de sódio é um produto que pode remover praticamente todo o resíduo de agrotóxicos da superfície das frutas. Cabe salientar que  o bicarbonato não consegue remover a parcela de agrotóxicos que penetrou na casca da fruta, parcela esta que, em estudos recentes tem indicado estar presentes entre 4% e 20% da substância. Nesse caso somente a produção orgânica e sem agrotóxicos pode eliminar o problema.
Para lavar os alimentos, adicione uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água. depois deixar os alimentos de molho por 15 minutos imerso na solução.  Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente para retirar o resíduo. 


Monitoria: Esterilizando frutas verduras e legumes e eliminando agrotóxicos:
 





Colheita da Alface 





























Nenhum comentário:

Postar um comentário