Planejamento de Gestão 2016 -
Grêmio Estudantil " Sawré Muybu "
Chapa “Os Revolucionários”
I. Objetivos
O grêmio tem duas funções
principais que não pode deixar de cumprir. Primeira coisa, tem que lutar pelas
reivindicações dos alunos da sua escola. Lutas que podem ser pela contratação
de professores, reforma nas salas de aula, aumento no número de livros da
biblioteca, compra de mais computadores, etc. Porém, como falamos, a
precarização da educação pública no nosso país é igual pra todos os estados e todas
as escolas.
O governo corta cada vez
mais verbas da educação e isso é sentido em todas as escolas, pois faz com que
as escolas tenham cada vez menos orçamento para melhorar suas condições. Assim,
as reivindicações são iguais nas escolas de todo o país: falta de
infraestrutura, falta de professores, professores que ganham muito mal,
superlotação das escolas e um grande etc...
Já a segunda função
principal do grêmio, que é tão importante quanto a primeira, é fortalecer o
movimento estudantil nacional e politizar sua intervenção, pois somente se
conseguirmos mobilizar nacionalmente e construir um movimento estudantil forte,
podemos arrancar do governo 10% do PIB pra educação, passe-livre para todos os
estudantes e melhores condições pra educação pública. Defender nossos direitos
e conquistar muitos outros.
II. Objetivos específicos:
1º - Congregar o corpo discente da EMEF Constelação
do Índio.
2º - Defender os interesses individuais e coletivos
dos alunos.
3º - Incentivar a cultura literária, artística e
desportiva dos seus membros.
4º - Promover a cooperação entre funcionários,
professores e alunos, buscando a defesa da educação pública, gratuita e de
qualidade.
5º - Realizar intercâmbio e colaboração de caráter
cultural, educacional, político, desportivo e social com outras entidades
estudantil (grêmios e movimento estudantil), entidades de estudantes
universitários e movimento social organizado.
6º - Lutar pela adequação do ensino às reais
necessidades da juventude e do povo, bem como pelo ensino público, gratuito e
de qualidade.
7º - Lutar pela democracia, pela independência e
respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, sexo,
nacionalidade, convicção política ou religiosa.
8º - Lutar pela democracia permanente dentro e fora
da escola, através do direito de participação nos fóruns deliberativos
adequados e da livre manifestação.
9º - Defender e lutar por uma escola pública e de
qualidade.
10º - Realizar assembleias com os alunos e ouvi-los
e lutar pelos seus direitos;
III. Membros da Chapa
3. Diretor de formação política:
Titular: Guilherme Isaque – 7º A
4. Diretor de Finanças:
Titular: Nicolas Gomes – 6ºA
5. Diretor de Organização;
Titular: Karina Moura – 7º A
Suplente: Aysha Lívia 6° C
6. Diretor de Imprensa:
Titular: Vinícius Lima - 7° A
Suplente: Leonardo de lima – 7°C
7. Diretor de Esportes:
Titular: Nathalia Pereira – 7° A
Suplente1: Rafaela Paula– 7° A
Suplente2: Thais Yorrana- 7 A
8. Diretor de Eventos Culturais:
Titular: Yasmin Nascimento - 7° A
Suplente: Diego. f -6°B
9. Diretor de Relações Públicas:
Titular: Kimberly dos Santos - 7° A
Suplente: Wesley Andrade– 7 B
10. Diretor de Movimentos Sociais:
Titular: Vanessa Silva – 7°C
Suplente: Kauana silva 6 a
11. Diretor de Assuntos Educacionais:
Titular: Christofer Alves – 6°C
12. Diretora Mulheres:
Titular: Ana Vitória – 6º B
13. Diretor Negros e Negras:
Titular: Lucas Bento dos Santos 4º D
14. Diretor LGBT:
Titular: -------------
Suplente: -----------
15. Secretário-Geral
Titular: Roberta Matos – 7° A
Suplente Fabrícia - 6 A
16. Mediador de Conflitos:
Titular: Diogo Viana – 7º A
Suplente: Ágata sacramento 6 c
IV. Principais metas.
1. Proposta: Melhoria geral do
ambiente escolar
Ação – Manter
as áreas externas, salas de aulas e outras dependências. Limpeza regular
das carteiras.
Material: Vassoura
e pás em todas as salas de aula para auxiliar na limpeza.
Espaço – Todas escola
Justificativa -
Limpeza geral de toda escola – Para manter um ambiente limpo e saudável.
2. Proposta: Organização de Passeio
cultural e Educativo:
Ação:
Organizar junto a coordenação e aos professores atividades culturais
extra-sala.
Material:
ônibus
Espaço Utilizado:
Museus, Teatros, Cinemas, Ceu, Universidades entre outros.
justificativa: Os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes.
Toda escola precisa ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão
além e oferecem atividades complementares. As atividades culturais - como
visita a museus, passeio a lugares históricos ou ida ao teatro - ampliam a
visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno. Esses passeios
ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos teóricos,
como quando as crianças vão visitar uma fábrica ou uma região estudada em
geografia ou em história. São também importantes para a socialização – os
alunos podem conviver em ambientes e situações desvinculadas do ambiente de
sala de aula - e para a motivação, porque faz com que os alunos voltem do
passeio com mais desejo de continuar aprendendo sobre os temas. Os passeios culturais também são uma forma de conhecer o patrimônio, de
resgatar as culturas, costumes, tradições, crenças, mostrando valores de cada
cidade. A cultura desperta o desejo do conhecimento, da interação, do lazer no
meio ambiente, da curiosidade cultural. O turismo cultural faz com que os
alunos adquiram conhecimento, já que cada lugar tem a sua identidade e sua
cultura.
3. Proposta : Realização evento no dia da
Consciência Negra.
Ação : Organização junto aos professores de uma atividade
sobre o dia da Consciência Negra.
Material: os enfeites, palestras, apresentação de filmes,
atividades teatrais, Rap, grafite entre outros.
Espaço: O pátio e as salas de aula
Justificativa:
Reconhecer
a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor,
a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento negro
no Brasil e, desenvolver projetos ou atividades que visem ao debate sobre os
preconceitos que ainda são presentes na sociedade brasileira e à busca de
algumas de suas raízes históricas.
4. Proposta
: Festa Junina ou Festa das Nações
Ação: Organização de uma festa junto aos professores.
Material: Comidas, enfeites e vestimentas
Espaço: O pátio e as salas de aula
Justificativa: Evento festa junina: tem a função de integrar a comemoração da festa junina
desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações
concretas, solidárias e participativas, favorecendo aos alunos a ampliação de
seu universo linguístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica
onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o
conhecimento da origem da festa junina, levando os educando a conhecer seus
símbolos e seus valores. Cabe salientar que ao incentivarmos as
atividades da festa junina estamos valorizando e demonstrando atitudes de
respeito ao trabalho e ao homem do campo. Incentivando o trabalho cooperativo,
proporcionando a participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os
a conhecer os costumes e valorizar as tradições. Pretendemos criar
algumas “barraquinhas” na festa junina organizada na escola, para
arrecadar fundos para nossas entidade.
Justificativa: Festa das Nações – Tem a função de oportunizar aos alunos o conhecimento de outras
culturas, seus costumes, sua história. Cada turma pode pesquisar sobre um
determinado país ou nação e definir o que iria apresentar ao público, como
dados históricos, vestimentas, religião, luta de resistência, aspectos
culturais, música e gastronomia. O objetivo principal é celebrar a diversidade
humana no planeta e promover o respeito às diferenças
5. Proposta : Evento Gincana do Meio Ambiente:
Ação: Coleta de material reciclável na comunidade,
panfletos sobre a importância da reciclagem
Plantio de árvores, plantio de plantas ornamentais, organização de uma
horta.
Material: Panfletos sobre importância da reciclagem, plantas
frutíferas, plantas ornamentais, canteiros de verduras, tubos de PVC ou
garrafas PETs para plantio das flores e verduras.
Espaço: Espaços da escola.
Justificativa: no dia da árvore
pretendemos organizar uma gincana do meio ambiente, cujo objetivo é a ação coletiva e solidária da comunidade escolar em
torno de uma busca comum: a preservação do meio ambiente. Deste modo,
preservar a dignidade humana e o planeta são tarefas inseparáveis e que devem
ser trabalhadas conjuntamente.
6.
Proposta : Organizar junto aos professores atividades
de estudo do meio para tornar as aulas
mais atrativas e interessantes.
Ação:
Organizar junto aos professores atividades de estudo do meio.
Material:
Ônibus – em caso de espaços distantes da escola.
Espaço Utilizado:
Nosso bairro, parques estaduais, municipais, zoológicos, museus entre outros.
Justificativa: Vivemos em
um mundo complexo, orientado por um intricado conjunto de relações, tanto de
ordem natural quanto e ordem social. Para torná-lo compreensível utilizamos
referenciais teórico-metodológicos referentes a cada ramo do conhecimento
humano. As teorias científicas, desenvolvida nesse processo tornam-se
mecanismos epistemológicos utilizados por esses ramos do conhecimento para
apreensão do real. Portanto, são conceitos, são abstrações da realidade que só
serão catalisadoras do processo de construção do conhecimento se estiverem
intimamente ligada à pratica. Nesse sentido, a teoria "implica numa
inserção na realidade, num contato analítico com o existente, para comprová-lo,
para vivê-lo e vivê-lo plenamente " (Paulo Freire) O estudo do meio aparece nesse contexto como
uma alternativa metodológica concreta de se viabilizar teoricamente o propósito
de ultrapassar a reflexão intra-sala de aula, como forma de “praticizar” a
“leitura” do real. Esses pressupostos vêm reforçar o próprio Projeto Pedagógico
dessa unidade escolar, cujos princípios estão voltados tanto ao “pensar” e com
ao “fazer” dos alunos: “Quanto maior for a interação entre princípios
teóricos e experiências práticas; quanto mais equilibrada for a relação entre
habilidades mentais e habilidades físicas no processo de ensino, maior a
probabilidade de os alunos conseguirem uma aprendizagem eficaz e sucesso nos
estudos. Quanto mais claramente as crianças perceberem que os trabalhos
escolares têm sentido, podem ser utilizados em sua vida presente ou futura;
quanto mais esses trabalhos se traduzirem em aquisições concretas, passíveis de
reconhecimento, mais chances terão os alunos de se interessarem e de
contribuírem para o desenvolvimento da sua auto-estima”. Vamos sensibilizar
os professores e a gestão escolar para que organizem aulas de campo, fornecendo
transporte gratuito.
7.
Proposta : Propor a
construção de um laboratório de Ciências
- Geografia
Material:
Solicitação ao Diretor e Abaixo-assinado
Espaço Utilizado: sala extra
Justificativa: As atividades experimentais, em sala de aula ou em laboratórios, têm
sido consideradas como essenciais para a aprendizagem científica. É
durante a atividade prática que o aluno consegue interagir com o meio
tendo o professor como estimulador da construção do conhecimento. É
utilizando esse tipo de atividade que o aluno pode elaborar hipóteses,
discutir com os colegas e com o professor e testar para comprovar ou não
a ideia que teve. Isso tudo, sem dúvida, resulta numa melhor compreensão
das Ciências. Ensinar e aprender com experimentos práticos, é muito
importante e divertido, mas não se pode desconsiderar a importância das
aulas teóricas. Com certeza, não é só com as aulas práticas que se aprende ou
se descobre algo novo. É utilizando os conhecimentos teóricos que se torna
possível elaborar hipóteses e maneiras de testá-las. Assim, fica evidente
que não existe prática sem teoria e nem teoria sem prática. O ideal é uma
atuação pedagógica bem contrabalançada, unindo teoria e prática na medida
certa. Portanto, vamos cobrar os agentes estatais espaços adequados para
atividades práticas, visto que essa escola está organizada como “modular” tendo
como objetivos o trabalho de projetos, nesse sentido, necessitamos de áreas
adequadas para desenvolvermos das atividades práticas. Acreditamos que o
governo deve apoiar e assessorar os professores de Ciências, Geografia, Física,
Biologia e Química em suas práticas pedagógicas, proporcionando
interação/integração desses profissionais e estudantes, assim evidenciando
sempre a renovação dos conteúdos e a busca de novas práticas de laboratório que
possam auxiliar alunos e professores a compor massa crítica voltada à ciência
que, torna-se um dos pontos de fundamental importância na tentativa de
atualizar e alfabetizar cientificamente nossos alunos e professores, trazendo
mais qualidade ás aulas e, um maior interesse pela matéria.
Vamos solicitar que a comunidade
escolar cobre os agentes responsáveis e construa laboratórios para realizarmos
aulas práticas.
8.
Proposta :
Melhoria no acervo de livros da biblioteca
(Sala de Leitura).
Ação:
Solicitar junto a Coordenação e a Direção compra de livros e gibis para a biblioteca. (Sala de Leitura).
Material:
Livros e Gibis
Espaço Utilizado:
biblioteca. (Sala de Leitura).
Justificativa: Vamos
solicitar dos agentes estatais uma melhoria no acervo da sala de leitura,
aumentando os livros disponíveis, cobrará também que adequadamente melhor esse
espaço para acolher todos os alunos que desejarem utilizá-lo (mesas e carteiras
mais confortáveis, informatização do acervo) .
9.
Proposta : Participação dos alunos do grêmio nas
instancias democráticas da escola
Ação:
Eleger membros do Grêmio para participar
das instâncias
democráticas da escola (Conselho de Escola, Conselho de Classe, Reuniões
Pedagógicas entre outras que trata dos interesses dos alunos e da comunidade
escolar)
Material:
Nenhum
Espaço Utilizado: Espaços
de reuniões
Justificativa: Visando cumprir o que determina a legislação
vigente pretendemos participar de todas as instâncias democráticas da escola
entre elas: conselho de escola, conselho de classe e série, planejamento e
replanejamento, entre outros.
10.
Proposta : Criação
de uma videoteca.
Ação:
Fazer um campanha de arrecadação de vídeos didáticos e educativos para que os alunos, os
professores possam ter acesso.
Material:
DVDs
Espaço Utilizado: Sala
de Leitura
Justificativa: Criar
uma videoteca na escola, com um acervo de vídeos, que possam ser utilizados
pelos alunos e também como material de apoio para o professor.
11.
Proposta : Sala
do Grêmio Estudantil
Ação :
Solicitar junto a direção escolar um espaço para organizar os materiais do
Grêmio Estudantil.
Material :
materiais de construção
Espaço :
perto do parquinho
justificativa: A sala do grêmio é um espaço importante, pois podemos organizar nosso
acervo de documentos, fazer reuniões e preparar nossos materiais
informativos. Necessitamos de um
computador, de uma impressora, e de um armário.
12.
Proposta : Organizar o Jornal do Grêmio
Ação :
Organizar o Jornal do Grêmio Estudantil, coordenar os trabalhos com os
professores para realizar a correção e a impressão.
Material :
folhas de sulfite e impressora.
Espaço :
Sala do grêmio
justificativa: O jornal do grêmio é um informativo muito importante para debater a
“escola que queremos” entre toda a comunidade escolar. É um
instrumento dialógico fundamental tanto do ponto de vista
informativo, consultivo e formativo. É também um dos principais canais
informativos entre os membros do grêmio e seus representados (alunos).
13.
Proposta :
Manutenção da quadra esportiva:
Ação:
Solicitar junto a gestão a manutenção das quadras esportivas, fazer vestiário
feminino e masculino, Iluminação
adequada,
Material:
Bola de futebol, vôlei, basquete, redes etc.
Espaço :
Quadra esportiva
Justificativa: Para poder proporcionar o desenvolvimento das habilidades esportivas e
artísticas dos nossos alunos e, propiciar a realização de projetos. Tudo isso
já pensando nos campeonatos e em aulas de melhor qualidade. A prática da
atividade física é importante para a promoção da saúde dos indivíduos, ao ser
aplicado na escola tal prática vai além desse benefício, pois é possível
trabalhar os inúmeros aspectos relacionados ao desenvolvimento, crescimento,
características motoras, cultura corporal, questões de sociabilidade,
afetividade, cooperação, aptidões físicas, formação do cidadão e outros. A
educação física na escola deve promover uma aprendizagem significativa para os
alunos, sobre a importância da sua prática e o que esta contribui para a vida
do indivíduo. É preciso que os nossos alunos compreendam a sua importância,
para que possamos formar cidadãos autônomos, participativos e críticos. Como conquistarmos esse direito, sem um espaço descente?
Hoje nossa quadra está totalmente danificada: áreas ao redor da quadra tomada
pela vegetação e lixo, há mais de 1 (um ) ano a cobertura da mesma foi
desmontadas, pois oferecia riscos de desabamento, as traves e demais aparatos
para praticar esportes também foram retirados, ficando um espaço praticamente
sem uso.
14.
Proposta : Radio
na Escola
Ação:
Solicitar junto a gestão a organização de equipamentos sonoros para sonorização
na escola, principalmente do pátio.
Material:
Caixas de som, equipamento para rodar MP3, microfone entre outros.
Espaço :
Pátio
Justificativa: O rádio na escola apresenta-se como ferramenta fundamental na formação
para os direitos humanos e de cidadania, uma vez que fomenta a construção dos
espaços coletivos através da democratização do acesso e da liberdade de
expressão. A prática da educação comunicativa torna-se alicerce no aprendizado
crítico do processo de construção e recepção das mensagens ofertadas pela mídia
comercial. O desenvolvimento desse projeto proporciona o desenvolvimento do
raciocínio e interpretação dos fatos cotidianos, questionando quanto a
importância e a veracidade dos acontecimentos noticiados. Essa possibilidade pode
melhorar ainda nosso tempo de intervalo propiciando aos alunos uma boa
música.
15.
Proposta : Parcerias
Ação:
Estabelecer parcerias para formação, palestras, oficinas com entidades que
defenda direitos humanos e direitos das crianças e adolescentes.
Material:
Nenhum
Espaço :
qualquer espaço escolar
Justificativa: Temos a pretensão de estabelecer parcerias com
outros grêmios, com movimentos sociais e sindicatos para que possamos melhor
organizar nossas lutas. Essas parcerias poderão estar voltadas às tarefas
políticas, formativas ou organizativas. Juntamente com as parecerias
vamos organizar oficinas a ser definidas pela demanda dos alunos (consulta)
exemplo: fotografia, radio livre, edição de audiovisual, entre outras.
16. Proposta: Reciclagem
Ação: Providenciar
latas de lixo, colocaremos uma lata em cada sala, com o nome reciclagem. E
outras nos corredores com nomes de lixos orgânicos.
Materiais: Latas de
lixo
Espaço: Salas de
aulas e corredores.
Justificativa-Para
manter um ambiente limpo e também ser uma forma de arrecadar dinheiro para o
grêmio.
17. Propostas:
Carteirinha de esportes
Ação: Fazer carteirinhas para
quem quiser vir para escola de bicicleta skate ou patins.
Espaço: à
definir
Justificativa: Muitos alunos
pediram para que pudessem vir à escola de bicicleta, skate e patins. Seria uma
forma mais rápida e saudável para os alunos. E seria uma forma de arrecadar
dinheiro já que para fazer a carteirinha os alunos teriam que pagar cinco
reais.
18. Propostas:
Wi-fi no horário do intervalo.
Justificativa: Entretenimento aos alunos e aos professores no intervalo.
Ação: Comprar
roteadores para escola e deixar livre durante o horário de intervalo.
Material: Roteador
Espaço: Diretoria
19. Propostas: Mais materiais de artes
Ação- Comprar
equipamentos de artes porque esta em falta à escola não tem muitas guaches,
pinceis, tela e lápis de cor.
Materiais- Guaches,
pincel, tela, lápis de cor .
Espaço- Salas de
aula..
Justificativa- Melhoria na qualidade das aulas de artes.
20. Propostas: Skate Park
Ação: Solicitar
junto a direção a construção de um skate Park na escola.
Material: Uma
pista completa de skate.
Espaço: Próximo à
quadra
Justificativa: Construção
de um skate Park na escola para
valorizar o espaço escolar e evitar o vandalismo da comunidade.
21. Proposta: Instalação de armários para os alunos na
escola
Ação: Solicitar
junto à direção a compra de armários para os alunos.
Materiais:
Armários e cadeados.
Espaço: Pátio II
andar.
Justificativa: Evitar que os alunos carreguem materiais nas mão e
mochilas.
22.
Propostas- Instalação
de espelho nos banheiros
Ação: Solicitar junto
à direção da escola a instalação de espelhos nos banheiros.
Material:
espelhos
grandes.
Espaço:
Banheiros
femininos e masculinos.
Justificativa:
Seria
melhor porque em vez de serem em sala os espelhos menores poderia ser apenas um
espelho grande nos banheiros.
23.
Propostas: Bebedouros
Ação: Solicitar
junto à direção mais bebedouros pela escola. Além da
manutenção daqueles danificados.
Materiais:
Bebedouros.
Espaço:
Corredores
da escola.
Justificativa:
Facilitar
o acesso dos alunos a fonte de água potável.
24.
Propostas- Usar a sala de informática fora do
horário de aula
Ação:
solicitação
junto a coordenação o uso da sala de informática, ou outros espaço que tenha
computador, para realização de trabalho
Materiais:
Computadores
com internet
Espaço:
Sala
de informática ou outro espaço para acesso a internet.
Justificativa:
diante
das dificuldades de alguns alunos em fazer pesquisas e trabalhos em casa
gostaríamos de conquistar um espaço para a realização dessas atividades, que
poderia ser no contra turno.
25.
Proposta: Instalação do modelo Self-Service na
merenda
Ação: Solicitar junto
à direção um equipamento para Self-Service de merenda.
Materiais: equipamento
para Self-Service de merenda
Espaço:
Pátio-Cozinha.
Justificativa: Os alunos terão
a possibilidade de escolha dos alimentos que irão consumir sem desperdiçar
alimentos. Com a Instalação do
modelo Self-Service na merenda cada aluno colocaria sua refeição ia ajudar
muito porque são as tias da cozinha que coloca a comida e às vezes os alunos
que não quer o feijão, por exemplo, e mesmo assim ela coloca e o aluno joga no
lixo e acaba desperdiçando o alimento.
26.
Propostas- Manutenção
do parquinho
Ação:
Solicitar
junto à direção a manutenção dos brinquedos quebrados e enferrujados, colocar
cobertura, pois a chuva molha os brinquedos
e empoçando água podendo até ser um criadouro do mosquito da dengue.
Materiais:
Brinquedos
novos e uma cobertura.
Espaço:
Parquinho
Justificativa:
Melhoria dos espaços escolares e valorização
dos espaços de brincadeiras principalmente para os pequenos.
27.
Proposta: Troca
de cortinas
Ação:
Solicitar
junto à gestão manutenção das cortinas das salas de aulas.
Material:
Cortinas.
Espaço:
Sala
de aula
Justificativa:
Muitas
cortinas estão rasgadas ou com seus suportes quebrados.
28.
Proposta:
Construção de um bicicletário
Ação: Solicitar junto
à direção construção de um bicicletário.
Material:
Bicicletário
Espaço: vão que fica em
frente à biblioteca
Justificativa-
muitas
pessoas gostariam de vir para escola de bicicleta, mas não podem, pois não tem
onde colocar.
29.
Proposta: Manutenção
de fechaduras nas cabines do banheiro
Ação: Manutenção de
fechaduras nas cabines do banheiro
Materiais:
fechaduras
Espaço: banheiro masculino
e feminino
Justificativa: Há cabines Em
muitas cabines dos banheiros muitas pessoas já se machucaram porque não tem
fechaduras e não conseguimos fechar as portas das cabines.
30.
Proposta: Melhorar
a comida da escola
Ação:
Solicitar
junto à direção uma reunião com a nutricionista e com a cozinheiras.
Material:
nenhum
Espaço:
Cozinha
Justificativa
- Muitas
pessoas estão reclamando da comida da escola (tempero, quantidade)
31.
Proposta- baile
com show de talento
Ação:
Organizar
junto aos professores um baile diferenciado com show de talentos.
Materiais:
Decoração,
microfone, palco e som.
Espaço:
pátio
e quadra.
Justificativa:
fazer
uma atividade diferenciada para os alunos e também é uma chance de os alunos
mostrarem seus talentos.
32.
Proposta : Sarau
Ação:
Organizar juntamente com os professores e a comunidade um sarau.
Material: poesia
construída pelos alunos, livros de poesias, aparelho de som, instrumentos
musicais, criação de musicas como rap etc.
Espaço Utilizado: no pátio
Justificativa: Você
já reparou que muitas crianças, adolescentes , jovens e adultos gostam de
receitar poemas , tirar versos e fazer brincadeiras de rimas ? esse gosto tem
sido pouco explorado em virtudes de outras ofertas de entretenimento e
atividades variadas que ocupam grande parte do tempo de nossas crianças e
jovens ,bem como por causas das exigências do currículo escolar .No
entanto , recentemente ,os saraus
literários voltaram a florescer em diversos espaços por todos os países
33.
Proposta : caça ao tesouro
Proposta: Fazer
um projeto de caça ao tesouro
Ação: Organizar
juntamente com os professores (principalmente de geografia) um projeto de caça
ao tesouro.
Matérias: mapas
produzidos pelos alunos e professores
Espaço utilizado: escola
e os bairros
Justificativa: Compreender os conceitos
cartográficos e as noções de localização e orientação.
34.
Propostas -
auditório
Ação:
Solicitar
junto à direção a construção de um auditório.
Materiais:
palco, cadeiras e iluminação.
Espaço:
quadra que fica do lado do parquinho
Justificativa:
Necessitamos
de um espaço para desenvolver atividades teatrais, palestras, debates entre
outras atividades.
Listar material permanente:
50
cartolinas
500
folhas de papel sulfite
1 litro
de cola
5 caixas
de lápis de cor
2
canetões
2 cadernos
de ATAs
5 réguas
5 lápis
preto
5
canetas vermelhas
5
canetas azuis
10 fitas
transparentes
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