I. Objetivos
O grêmio tem duas funções
principais que não pode deixar de cumprir: Primeira coisa, tem que lutar pelas
reivindicações dos alunos da sua escola. Lutas que podem ser pela contratação
de professores, reforma nas salas de aula, aumento no número de livros da
biblioteca, compra de mais computadores, etc. Porém, como falamos, a
precarização da educação pública no nosso país é igual pra todos os estados e
todas as escolas.
O governo corta cada vez
mais verbas da educação e isso é sentido em todas as escolas, pois faz com que
as escolas tenham cada vez menos orçamento para melhorar suas condições. Assim,
as reivindicações são iguais nas escolas de todo o país: falta de infraestrutura,
falta de professores, professores que ganham muito mal, superlotação das salas
de aula, falta de laboratórios etc.
Já a segunda função
principal do grêmio, que é tão importante quanto a primeira, é fortalecer o
movimento estudantil nacional e politizar sua intervenção, pois somente se
conseguirmos mobilizar nacionalmente e construir um movimento estudantil forte,
podemos arrancar do governo 10% do PIB pra educação, passe-livre para todos os
estudantes e melhores condições pra educação pública. Defender nossos direitos
e conquistar muitos outros.
II. Objetivos específicos:
1º - Congregar o corpo discente da EMEF Constelação
do Índio.
2º - Defender os interesses individuais e coletivos
dos alunos.
3º - Incentivar a cultura literária, artística e desportiva
dos seus membros.
4º - Promover a cooperação entre funcionários,
professores e alunos, buscando a defesa da educação pública, gratuita e de
qualidade.
5º - Realizar intercâmbio e colaboração de caráter
cultural, educacional, político, desportivo e social com outras entidades
estudantil (grêmios e movimento estudantil), entidades de estudantes
universitários e movimento social organizado.
6º - Lutar pela adequação do ensino às reais
necessidades da juventude e do povo, bem como pelo ensino público, gratuito e
de qualidade.
7º - Lutar pela democracia, pela independência e
respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, sexo,
nacionalidade, convicção política ou religiosa.
8º - Lutar pela democracia permanente dentro e fora
da escola, através do direito de participação nos fóruns deliberativos
adequados e da livre manifestação.
9º - Defender e lutar por uma escola pública e de
qualidade.
10º - Realizar assembleias com os alunos e ouvi-los
e lutar pelos seus direitos.
III. Membros Eleitos Gestão 2016/2017
Membros
eleitos do Grêmio Estudantil " Sawré Muybu "
Diretor
de Finanças:
Titular: Geovana Santana Lima – 6ºA
Supente: Fabriely Vitoria R. de Oliveira
– 6ºA
Diretor
de Organização;
Titular: Bruna P. Santana Silva– 9ºA
Suplente: Jacson Dos Santos Souza- 9°A
Suplente 2:
Bianca Rosa Govani- 6º C
Suplente 3:
Lucas Assis Miranda Viela – 7ºC
Diretor
de Imprensa:
Titular: Thaynara de A. Cavalcante - 9°A
Suplente: Vinícius de Lima Teixeira - 7ºA
Diretor
de Esportes:
Titular: Brad Alexander A Quispe– 9°A
Suplente1: Andrey Ramos Silva– 6° B
Suplente 2:
Alisson Ferreira– 7 B
Diretor
de Eventos Culturais:
Titular: Danielly Cristina P. dos Santos
- 7°B
Suplente: Daniel Dias da Silva – 7ºC
Diretor
de Relações Públicas:
Titular: Mariana Bezzera de Souza - 7°A
Suplente: Vanessa Silva dos Santos - 7ºC
Diretor
de Assuntos Educacionais:
Titular: Kauane Moreira dos Santos
Pereira – 7ºB
Suplente: Nícolas Gomes da
Silva – 6ºA
Diretora
Mulheres:
Titular: Letícia Gonçalves Souza – 7º B
Suplente: Kethelyn Silva Correia – 7ºB
Diretor
Negros e Negras:
Titular: Erick Emanoel S. de Aquino –
6ºA
Suplente: Gabriela Santos Pereira – 6ºD
Diretor
LGBT:
Titular: Giovanna Silva – 7ºC
Suplente: Kelly Cristina B. Silva – 7ºB
Secretário-Geral
Titular: Felipe Rodrigues do Nascimento
– 9°A
Suplente : Sophia G. Coelho – 7ºC
Suplente:
Igor
Rodrigues do Nascimento – 6º C
Diretor
de formação política:
Titular: Kimberly dos Santos – 7ºA
Suplente: Weslley dos Santos Andrade –
7ºB
Mediador
de Conflitos:
Titular:
Agata
Cristina da S. Sacramento - 6ºC
Suplente: Fabrícia P. da Silva Xavier–
6ºA
Diretor
de Movimentos Sociais:
Titular: Thais Yorrana P. Santos – 7°A
Suplente 2: Ayshat Livya da Silva Guimaraes – 6ºC
IV. Principais metas.
1. Proposta :
colocar interruptores nas salas
Ação:
Falar com o diretor para solicitar interruptores para as salas
Material :
Interruptores e fios
Espaço:
salas de aulas
Justificativa -
Limpeza geral de toda escola – Para manter um ambiente limpo e saudável.
2. Proposta
: Fazer atividades extra curriculares na
escola como fazer teatro, ginástica rítmica, Capoeira e etc.
Ação :
Falar com a coordenação
Material :
Professores
Espaço : Salas
Justificativa:-
Limpeza geral de toda escola – área externa, salas de aulas e outras dependências.
Limpeza regular das carteiras. Vassoura e pás em todas as salas de aula para
auxiliar na limpeza.
3.
Proposta : Organização de atividades esportivas
Ação:
Fazer campeonatos frequentemente na escola – Organizar juntamente com a
Coordenação e professores.
Material:
Materiais esportivos: Bolas, Redes etc.
Espaço Utilizado:
As quadras
justificativa: Vamos organizar campeonatos de danças e de esportes
variados, tendo como finalidade, promover a função social do esporte e da
dança como elemento cultural, a ser conduzido na escola e, possibilitar aos
alunos a vivência da competição, pautada por uma postura ética e estética.
4. Proposta: Organização de Passeio cultural e Educativo:
Ação:
Organizar junto a coordenação e aos professores atividades culturais
extra-sala.
Material:
ônibus
Espaço Utilizado:
Museus, Teatros, Cinemas, Ceus, Universidades entre outros.
justificativa: Os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes.
Toda escola precisa ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão
além e oferecem atividades complementares. As atividades culturais - como
visita a museus, passeio a lugares históricos ou ida ao teatro - ampliam a
visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno. Esses passeios
ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos teóricos,
como quando as crianças vão visitar uma fábrica ou uma região estudada em
geografia ou em história. São também importantes para a socialização – os
alunos podem conviver em ambientes e situações desvinculadas do ambiente de
sala de aula - e para a motivação, porque faz com que os alunos voltem do
passeio com mais desejo de continuar aprendendo sobre os temas. Os passeios culturais também são uma forma de conhecer o patrimônio, de
resgatar as culturas, costumes, tradições, crenças, mostrando valores de cada
cidade. A cultura desperta o desejo do conhecimento, da interação, do lazer no
meio ambiente, da curiosidade cultural. O turismo cultural faz com que os
alunos adquiram conhecimento, já que cada lugar tem a sua identidade e sua
cultura.
5. Proposta : Realização evento no dia da
Consciência Negra.
Ação : Organização junto aos professores de uma atividade
sobre o dia da Consciência Negra.
Material: os enfeites, palestras, apresentação de filmes, atividades
teatrais, Rap, grafite entre outros.
Espaço: O pátio e as salas de aula
Justificativa: Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia
Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como
resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil e, desenvolver
projetos ou atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que ainda são
presentes na sociedade brasileira e à busca de algumas de suas raízes
históricas.
6. Proposta
: Realização de uma festa de halloween.
Ação : Organização junto aos professores de uma festa.
Material: os enfeites
Espaço: O pátio e as salas de aula
Justificativa: O ministério que envolve essa época do halloween
oportuniza trabalhar e instigar a curiosidade, bem como a criatividade das crianças que devem ser aproveitadas nas
atividades que envolvem a linguagem e os
trabalho manuais . Também e propicio para sanar as questões do ‘’ medo
‘’infantil , muito comum nessa faixa
etária . E nesse período que podemos desenvolver ainda com os pequenos ,
o gosto por essa cultura que faz parte de outros países , e que se mostra cada
vez mais presentes para todos nos.
7. Proposta
: Festa Junina ou Festa das Nações
Ação: Organização de uma festa junto aos professores.
Material: Comidas, enfeites e vestimentas
Espaço: O pátio e as salas de aula
Justificativa: Evento festa junina: tem a função de integrar a comemoração da festa junina
desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações
concretas, solidárias e participativas, favorecendo aos alunos a ampliação de
seu universo linguístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica
onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o
conhecimento da origem da festa junina, levando os educando a conhecer seus símbolos
e seus valores. Cabe salientar que ao incentivarmos as atividades da
festa junina estamos valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao
trabalho e ao homem do campo. Incentivando o trabalho cooperativo,
proporcionando a participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os
a conhecer os costumes e valorizar as tradições. Pretendemos
criar algumas “barraquinhas” na festa junina organizada na escola,
para arrecadar fundos para nossas entidade.
Justificativa: Festa das Nações – Tem a função de oportunizar aos alunos o conhecimento de outras
culturas, seus costumes, sua história. Cada turma pode pesquisar sobre um
determinado país ou nação e definir o que iria apresentar ao público, como
dados históricos, vestimentas, religião, luta de resistência, aspectos
culturais, música e gastronomia. O objetivo principal é celebrar a diversidade
humana no planeta e promover o respeito às diferenças
8. Proposta : Evento Gincana do Meio Ambiente:
Ação: Coleta de material reciclável na comunidade, panfletos
sobre a importância da reciclagem Plantio
de árvores, plantio de plantas ornamentais, organização de uma horta.
Material: Panfletos sobre importância da reciclagem, plantas
frutíferas, plantas ornamentais, canteiros de verduras, tubos de PVC ou garrafas
PETs para plantio das flores e verduras.
Espaço: Espaços da escola.
Justificativa: no dia da árvore
pretendemos organizar uma gincana do meio ambiente, cujo objetivo é a ação coletiva e solidária da comunidade escolar em
torno de uma busca comum: a preservação do meio ambiente. Deste modo,
preservar a dignidade humana e o planeta são tarefas inseparáveis e que devem
ser trabalhadas conjuntamente.
9. Proposta : Organizar
junto aos professores atividades de estudo do meio para tornar as aulas mais atrativas e
interessantes.
Ação:
Organizar junto aos professores atividades de estudo do meio.
Material:
Ônibus – em caso de espaços distantes da escola.
Espaço Utilizado:
Nosso bairro, parques estaduais, municipais, zoológicos, museus entre outros.
Justificativa: Vivemos em
um mundo complexo, orientado por um intricado conjunto de relações, tanto de
ordem natural quanto e ordem social. Para torná-lo compreensível utilizamos
referenciais teórico-metodológicos referentes a cada ramo do conhecimento
humano. As teorias científicas, desenvolvida nesse processo tornam-se
mecanismos epistemológicos utilizados por esses ramos do conhecimento para
apreensão do real. Portanto, são conceitos, são abstrações da realidade que só
serão catalisadoras do processo de construção do conhecimento se estiverem
intimamente ligada à pratica. Nesse sentido, a teoria "implica numa
inserção na realidade, num contato analítico com o existente, para comprová-lo,
para vivê-lo e vivê-lo plenamente " (Paulo Freire) O estudo do meio aparece nesse contexto como
uma alternativa metodológica concreta de se viabilizar teoricamente o propósito
de ultrapassar a reflexão intra-sala de aula, como forma de “praticizar” a
“leitura” do real. Esses pressupostos vêm reforçar o próprio Projeto Pedagógico
dessa unidade escolar, cujos princípios estão voltados tanto ao “pensar” e com
ao “fazer” dos alunos: “Quanto maior for a interação entre princípios
teóricos e experiências práticas; quanto mais equilibrada for a relação entre
habilidades mentais e habilidades físicas no processo de ensino, maior a
probabilidade de os alunos conseguirem uma aprendizagem eficaz e sucesso nos
estudos. Quanto mais claramente as crianças perceberem que os trabalhos
escolares têm sentido, podem ser utilizados em sua vida presente ou futura;
quanto mais esses trabalhos se traduzirem em aquisições concretas, passíveis de
reconhecimento, mais chances terão os alunos de se interessarem e de
contribuírem para o desenvolvimento da sua auto-estima”. Vamos sensibilizar
os professores e a gestão escolar para que organizem aulas de campo, fornecendo
transporte gratuito.
10. Proposta : Propor a construção de um laboratório de Ciências - Geografia
Material:
Solicitação ao Diretor e Abaixo-assinado
Espaço Utilizado: sala extra
Justificativa: As atividades experimentais, em sala de aula ou em laboratórios, têm
sido consideradas como essenciais para a aprendizagem científica. É
durante a atividade prática que o aluno consegue interagir com o meio
tendo o professor como estimulador da construção do conhecimento. É
utilizando esse tipo de atividade que o aluno pode elaborar hipóteses,
discutir com os colegas e com o professor e testar para comprovar ou não
a idéia que teve. Isso tudo, sem dúvida, resulta numa melhor compreensão
das Ciências. Ensinar e aprender com experimentos práticos, é muito
importante e divertido, mas não se pode desconsiderar a importância das
aulas teóricas. Com certeza, não é só com as aulas práticas que se aprende ou
se descobre algo novo. É utilizando os conhecimentos teóricos que se torna
possível elaborar hipóteses e maneiras de testá-las. Assim, fica evidente
que não existe prática sem teoria e nem teoria sem prática. O ideal é uma
atuação pedagógica bem contrabalançada, unindo teoria e prática na medida
certa. Portanto, vamos cobrar os agentes estatais espaços adequados para
atividades práticas, visto que essa escola está organizada como “modular” tendo
como objetivos o trabalho de projetos, nesse sentido, necessitamos de áreas
adequadas para desenvolvermos das atividades práticas. Acreditamos que o
governo deve apoiar e assessorar os professores de Ciências, Geografia, Física,
Biologia e Química em suas práticas pedagógicas, proporcionando
interação/integração desses profissionais e estudantes, assim evidenciando
sempre a renovação dos conteúdos e a busca de novas práticas de laboratório que
possam auxiliar alunos e professores a compor massa crítica voltada à ciência
que, torna-se um dos pontos de fundamental importância na tentativa de
atualizar e alfabetizar cientificamente nossos alunos e professores, trazendo
mais qualidade ás aulas e, um maior interesse pela matéria.
Vamos solicitar que a comunidade
escolar cobre os agentes responsáveis e construa laboratórios para realizarmos
aulas práticas.
11. Proposta : Melhoria no acervo de livros da
biblioteca (Sala de Leitura).
Ação:
Solicitar junto a Coordenação e a Direção compra de livros e gibis para a biblioteca. (Sala de Leitura).
Material:
Livros e Gibis
Espaço Utilizado:
biblioteca. (Sala de Leitura).
Justificativa: Vamos
solicitar dos agentes estatais uma melhoria no acervo da sala de leitura,
aumentando os livros disponíveis, cobrará também que adequadamente melhor esse
espaço para acolher todos os alunos que desejarem utilizá-lo (mesas e carteiras
mais confortáveis, informatização do acervo) .
12. Proposta : Participação
dos alunos do grêmio nas instancias democráticas da escola
Ação:
Eleger membros do Grêmio para participar
das instâncias
democráticas da escola (Conselho de Escola, Conselho de Classe, Reuniões
Pedagógicas entre outras que trata dos interesses dos alunos e da comunidade
escolar)
Material:
Nenhum
Espaço Utilizado: Espaços
de reuniões
Justificativa: Visando cumprir o que determina a legislação
vigente pretendemos participar de todas as instâncias democráticas da escola
entre elas: conselho de escola, conselho de classe e série, planejamento e
replanejamento, entre outros.
13. Proposta : Criação de uma videoteca.
Ação:
Fazer um campanha de arrecadação de vídeos didáticos e educativos para que os alunos, os
professores possam ter acesso.
Material:
DVDs
Espaço Utilizado: Sala
de Leitura
Justificativa: Criar
uma videoteca na escola, com um acervo de vídeos, que possam ser utilizados
pelos alunos e também como material de apoio para o professor.
14. Proposta : Sala
do Grêmio Estudantil
Ação :
Solicitar junto a direção escolar um espaço para organizar os materiais do
Grêmio Estudantil ( Sala do lado da coordenação).
Material :
materiais de construção
Espaço :
perto do parquinho
justificativa: A sala do grêmio é um espaço importante, pois podemos organizar nosso
acervo de documentos, fazer reuniões e preparar nossos materiais
informativos. Necessitamos de um
computador, de uma impressora, e de um armário.
15.Proposta : Organizar o Jornal do Grêmio
Ação :
Organizar o Jornal do Grêmio Estudantil, coordenar os trabalhos com os
professores para realizar a correção e a impressão.
Material :
folhas de sulfite e impressora.
Espaço :
Sala do grêmio
justificativa: O jornal do grêmio é um informativo muito importante para debater a
“escola que queremos” entre toda a comunidade escolar. É um
instrumento dialógico fundamental tanto do ponto de vista
informativo, consultivo e formativo. É também um dos principais canais informativos
entre os membros do grêmio e seus representados (alunos).
16.Proposta :
Manutenção da quadra esportiva:
Ação:
Solicitar junto a gestão a manutenção das quadras esportivas, fazer vestiário
feminino e masculino, Iluminação
adequada,
Material:
Bola de futebol, vôlei, basquete, redes etc.
Espaço :
Quadra esportiva
Justificativa: Para poder proporcionar o desenvolvimento das habilidades esportivas e
artísticas dos nossos alunos e, propiciar a realização de projetos. Tudo isso
já pensando nos campeonatos e em aulas de melhor qualidade. A prática da
atividade física é importante para a promoção da saúde dos indivíduos, ao ser
aplicado na escola tal prática vai além desse benefício, pois é possível
trabalhar os inúmeros aspectos relacionados ao desenvolvimento, crescimento, características
motoras, cultura corporal, questões de sociabilidade, afetividade, cooperação,
aptidões físicas, formação do cidadão e outros. A educação física na escola
deve promover uma aprendizagem significativa para os alunos, sobre a
importância da sua prática e o que esta contribui para a vida do indivíduo. É
preciso que os nossos alunos compreendam a sua importância, para que possamos
formar cidadãos autônomos, participativos e críticos. Como conquistarmos esse direito, sem um espaço descente?
Hoje nossa quadra está totalmente danificada: áreas ao redor da quadra tomada
pela vegetação e lixo, há mais de 1 (um ) ano a cobertura da mesma foi
desmontadas, pois oferecia riscos de desabamento, as traves e demais aparatos
para praticar esportes também foram retirados, ficando um espaço praticamente
sem uso.
17.Proposta :
Radio na Escola
Ação:
Solicitar junto a gestão a organização de equipamentos sonoros para sonorização
na escola, principalmente do pátio.
Material:
Caixas de som, equipamento para rodar MP3, microfone entre outros.
Espaço :
Pátio
Justificativa: O rádio na escola apresenta-se como ferramenta fundamental na formação
para os direitos humanos e de cidadania, uma vez que fomenta a construção dos
espaços coletivos através da democratização do acesso e da liberdade de
expressão. A prática da educação comunicativa torna-se alicerce no aprendizado
crítico do processo de construção e recepção das mensagens ofertadas pela mídia
comercial. O desenvolvimento desse projeto proporciona o desenvolvimento do
raciocínio e interpretação dos fatos cotidianos, questionando quanto a
importância e a veracidade dos acontecimentos noticiados. Essa possibilidade
pode melhorar ainda nosso tempo de intervalo propiciando aos alunos uma
boa música.
18.Proposta : Parcerias
Ação:
Estabelecer parcerias para formação, palestras, oficinas com entidades que
defenda direitos humanos e direitos das crianças e adolescentes.
Material:
Nenhum
Espaço :
qualquer espaço escolar
Justificativa: Temos a pretensão de estabelecer parcerias com outros grêmios, com
movimentos sociais e sindicatos para que possamos melhor organizar nossas
lutas. Essas parcerias poderão estar voltadas às tarefas políticas, formativas
ou organizativas. Juntamente com as parecerias vamos organizar oficinas a
ser definidas pela demanda dos alunos (consulta) exemplo: fotografia, radio
livre, edição de audiovisual, entre outras. .
19.Proposta : Sarau
Ação:
Organizar juntamente com os professores e a comunidade um sarau.
Material: poesia
construída pelos alunos, livros de poesias, aparelho de som, instrumentos
musicais, criação de musicas como rap etc.
Espaço Utilizado: no pátio
Justificativa: Você
já reparou que muitas crianças, adolescentes , jovens e adultos gostam de
receitar poemas , tirar versos e fazer brincadeiras de rimas ? esse gosto tem
sido pouco explorado em virtudes de outras ofertas de entretenimento e
atividades variadas que ocupam grande parte do tempo de nossas crianças e
jovens ,bem como por causas das exigências do currículo escolar .No
entanto , recentemente ,os saraus literários
voltaram a florescer em diversos espaços por todos os países
20.Proposta : caça ao tesouro
Proposta: Fazer
um projeto de caça ao tesouro
Ação: Organizar
juntamente com os professores (principalmente de geografia) um projeto de caça
ao tesouro.
Matérias: mapas
produzidos pelos alunos e professores
Espaço utilizado: escola
e os bairros
Justificativa: Compreender os conceitos
cartográficos e as noções de localização e orientação.
21.Proposta :
Fazer atividades extra curriculares na escola como fazer teatro, ginástica
rítmica Capoeira etc.
Ação :
Solicitar junto a coordenação a criação de atividades diferenciadas para tornar
as aulas mais atraentes.
Material :
nenhum
Espaço :
Salas de aula
Justificativa:
: Solicitar junto a coordenação a
criação de atividades diferenciadas para tornar as aulas mais atraentes e para
os alunos poderem interagir entre si.
22.Proposta : Fechar o espaço debaixo das escadas que estão
localizadas no pátio.
Material :
Materiais de construção
Espaço:
Escada
Justificativa:
Fechar o espaço debaixo das escadas que estão localizadas no pátio, pois muitos alunos estão correndo
risco de baterem a cabeça e se machucam quando passam por lá.
23.Proposta: Fazer limpeza na quadra
Ação:
Falar com a gestão
Material: Nenhum
Espaço:
A quadra
Justificativa:
Fazer limpeza na quadra 2 x por semana
para evitar acidentes.
24.Proposta: fazer um baile à
fantasia com show de talentos
Ação:
Organizar junto a direção e professores um baile a fantasia todos os finais de
anos para confraternização servindo como baile de formatura para os 9 anos.
Material:
Som, Palco, enfeites etc
Espaço:
O pátio
Justificativa:
Organizar junto a direção e professores um baile a fantasia todos os finais de
anos para confraternização servindo como baile de formatura para os 9
anos.
25.Propostas- Manutenção
do parquinho
Ação:
Solicitar
junto à direção a manutenção dos brinquedos quebrados e enferrujados, colocar
cobertura, pois a chuva molha os brinquedos
e empoçando água podendo até ser um criadouro do mosquito da dengue.
Materiais:
Brinquedos
novos e uma cobertura.
Espaço:
Parquinho
Justificativa: Melhoria dos espaços escolares e
valorização dos espaços de brincadeiras principalmente para os pequenos.
26.Proposta:
Melhorar a comida da escola
Ação:
Solicitar
junto à direção uma reunião com a nutricionista e com a cozinheiras.
Material:
nenhum
Espaço:
Cozinha
Justificativa
- Muitas
pessoas estão reclamando da comida da escola (tempero, quantidade)
27.Proposta: Instalação do modelo Self-Service na
merenda
Ação: Solicitar junto
à direção um equipamento para Self-Service de merenda.
Materiais: equipamento
para Self-Service de merenda
Espaço:
Pátio-Cozinha.
Justificativa: Os alunos terão
a possibilidade de escolha dos alimentos que irão consumir sem desperdiçar
alimentos. Com a Instalação do
modelo Self-Service na merenda cada aluno colocaria sua refeição ia ajudar
muito porque são as tias da cozinha que coloca a comida e às vezes os alunos
que não quer o feijão, por exemplo, e mesmo assim ela coloca e o aluno joga no
lixo e acaba desperdiçando o alimento.
28.Proposta:
Manutenção de fechaduras nas cabines do banheiro
Ação: Manutenção de
fechaduras nas cabines do banheiro
Materiais:
fechaduras
Espaço: banheiro
masculino e feminino
Justificativa: Há cabines Em
muitas cabines dos banheiros muitas pessoas já se machucaram porque não tem
fechaduras e não conseguimos fechar as portas das cabines.
29.Proposta:
Construção de um bicicletário
Ação: Solicitar junto
à direção construção de um bicicletário.
Material:
Bicicletário
Espaço: Do lado do
portão de saída
Justificativa- muitas
pessoas gostariam de vir para escola de bicicleta, mas não podem, pois não tem
onde colocar
30.Proposta : colocar interruptores
nas salas
Ação:
Falar com o diretor para solicitar interruptores para as salas
Material :
Interruptores e fios
Espaço:
As salas de aulas
Justificativa: Para nos podermos desligar as luzes pois elas refletem na losa
31.Proposta : Festa de halloween na escola.
Ação : Organizar junto a
coordenação e professores uma festa do halloween com fantasias.
Material: os enfeites
Espaço: O pátio e as salas de aula
Justificativa : O ministério que envolve essa época do halloween oportuniza
trabalhar e instigar a curiosidade, bem como a criatividade das crianças que devem ser aproveitadas nas
atividades que envolvem a linguagem e os
trabalho manuais . Também e propicio para sanar as questões do ‘’ medo
‘’infantil , muito comum nessa faixa
etária . E nesse período que podemos desenvolver ainda com os pequenos ,
o gosto por essa cultura que faz parte de outros países , e que se mostra cada
vez mais presentes para todos nos.
32.Proposta: Arrumar os
vasos sanitários dos banheiros
Ação: Falar com a diretoria para solicitar novas tampas
Material: Vasos e acentos
Espaço: Banheiro
Justificativa: Para
melhorar a higiene nos banheiros
33.Proposta : Fazer uma sala do grêmio
Ação : Falar com a gestão para verem algum espaço vago na escola
Material : materiais de construção
Espaço :perto do parquinho
Justificativa: A sala do grêmio é um espaço importante, pois podemos organizar
nosso acervo de documentos, fazer reuniões e preparar nossos materiais
informativos.
Já temos um espaço (fundão do corredor da sala 10), mas há ainda
algumas deficiências tais como: instalação do computador e limpeza dos
móveis. Necessitamos também de uma
impressora. Vamos também instalar um quadro-mural para melhor informar os
alunos sobre as ações do Grêmio Estudantil
34.Proposta : Fazer um
projeto sarau na escola
Ação: enviar o projeto para a direção da escola. Se o projeto for
aprovado o grêmio ira organizar juntamente com os professores
Material: poesia construída pelos alunos, livros de poesia , aparelho de
som, instrumentos musicais, criação de musicas como rap etc.
Espaço Utilizado: no pátio
Justificativa: Você já reparou que muitas crianças, adolescentes , jovens e
adultos gostam de receitar poemas , tirar versos e fazer brincadeiras de rimas
? esse gosto tem sido pouco explorado em virtudes de outras ofertas de
entretenimento e atividades variadas que ocupam grande parte do tempo de nossas
crianças e jovens ,bem como por causas das exigências do currículo escolar .No
entanto , recentemente ,os saraus
literários voltaram a florescer em diversos espaços por todos os países
35.Proposta: desenvolver projeto de
robótica na escola
Ação: Solicitar junto a gestão a organização de um projeto sobre
robótica.
Material:
Espaço: Salas de aula
Justificativa: Para melhor o desempenho dos alunos e para termos sobre elétrica,
eletrônica e mecânica.
36.Proposta: Melhoria geral do ambiente escolar
Ação – Manter as áreas externas, salas de aulas e outras dependências.
Limpeza regular das carteiras.
Material: Vassoura e pás em todas as salas de aula para auxiliar na limpeza.
Espaço –
Todas escola
Justificativa - Limpeza geral de toda escola – Para manter um ambiente limpo e
saudável.
37.Proposta: Melhoria geral do ambiente escolar
Ação – Manter as áreas externas, salas de aulas e outras dependências.
Limpeza regular das carteiras.
Material: Vassoura e pás em todas as salas de aula para auxiliar na limpeza.
Espaço –
Todas escola
Justificativa - Limpeza geral de toda escola – Para manter um ambiente limpo e
saudável.
38. Proposta : Evento Gincana do Meio Ambiente:
Ação: Coleta de material reciclável na comunidade,
panfletos sobre a importância da reciclagem
Plantio de árvores, plantio de plantas ornamentais, organização de uma
horta.
Material: Panfletos sobre importância da
reciclagem, plantas frutíferas, plantas ornamentais, canteiros de verduras,
tubos de PVC ou garrafas PETs para plantio das flores e verduras.
Espaço: Espaços da escola.
Justificativa: no dia da árvore pretendemos organizar uma gincana do meio ambiente,
cujo objetivo é a ação coletiva e solidária da
comunidade escolar em torno de uma busca comum: a preservação do meio
ambiente. Deste modo, preservar a dignidade humana e o planeta são
tarefas inseparáveis e que devem ser trabalhadas conjuntamente.
39.Proposta: Reciclagem
Ação: Providenciar latas de lixo, colocaremos uma lata em cada sala, com o nome
reciclagem. E outras nos corredores com nomes de lixos orgânicos.
Materiais: Latas de lixo
Espaço: Salas de aulas e corredores.
Justificativa: Para manter um ambiente limpo e também ser uma
forma de arrecadar dinheiro para o grêmio.
40.Propostas: Carteirinha de esportes
Ação: Fazer
carteirinhas para quem quiser vir para escola de bicicleta skate ou patins.
Espaço: à definir
Justificativa: Muitos
alunos pediram para que pudessem vir à escola de bicicleta, skate e patins.
Seria uma forma mais rápida e saudável para os alunos. E seria uma forma de
arrecadar dinheiro já que para fazer a carteirinha os alunos teriam que pagar
cinco reais.
41.Propostas: Wi-fi no horário do intervalo.
Justificativa: Entretenimento aos alunos e aos professores no intervalo.
Ação: Comprar roteadores para escola e deixar livre durante o horário de
intervalo.
Material: Roteador
Espaço: Diretoria
42. Propostas: Mais materiais de artes
Ação- Comprar equipamentos de artes porque esta em falta à escola não tem
muitas guaches, pinceis, tela e lápis de cor.
Materiais- Guaches, pincel, tela, lápis de cor .
Espaço- Salas de aula..
Justificativa- Melhoria na qualidade das aulas de artes.
43. Propostas: Skate
Park
Ação: Solicitar junto a direção a construção de um skate Park na escola.
Material: Uma pista completa de skate.
Espaço: Próximo à quadra
Justificativa: Construção de um skate Park na
escola para valorizar o espaço escolar e evitar o vandalismo da comunidade.
44.Proposta: Instalação de armários para os alunos na escola
Ação: Solicitar junto à direção a compra de armários para os alunos.
Materiais: Armários e cadeados.
Espaço: Pátio II andar.
Justificativa: Evitar que os alunos carreguem materiais nas
mão e mochilas.
45.Propostas-
Instalação de espelho nos banheiros
Ação: Solicitar junto à direção da escola a instalação de espelhos nos
banheiros.
Material: espelhos grandes.
Espaço: Banheiros femininos e masculinos.
Justificativa: Seria melhor porque em vez
de serem em sala os espelhos menores poderia ser apenas um espelho grande nos
banheiros.
46.Propostas:
Bebedouros
Ação: Solicitar junto à direção
mais bebedouros pela escola.
Além da manutenção daqueles danificados.
Materiais: Bebedouros.
Espaço: Corredores da escola.
Justificativa: Facilitar o acesso dos
alunos a fonte de água potável.
47.
Propostas- Usar a sala de informática fora do horário de aula
Ação:
solicitação junto a coordenação o uso da sala de informática, ou
outros espaço que tenha computador, para realização de trabalho
Materiais: Computadores com internet
Espaço: Sala de informática ou outro espaço para acesso a internet.
Justificativa: diante das dificuldades de
alguns alunos em fazer pesquisas e trabalhos em casa gostaríamos de conquistar
um espaço para a realização dessas atividades, que poderia ser no contra turno.
48. Propostas-
Manutenção do parquinho
Ação: Solicitar junto à direção a manutenção dos brinquedos quebrados e
enferrujados, colocar cobertura, pois a
chuva molha os brinquedos e empoçando água podendo até ser um criadouro do
mosquito da dengue.
Materiais: Brinquedos novos e uma cobertura.
Espaço: Parquinho
Justificativa: Melhoria
dos espaços escolares e valorização dos espaços de brincadeiras principalmente
para os pequenos.
49. Proposta: Troca de cortinas
Ação: Solicitar junto à gestão manutenção das cortinas das salas de
aulas.
Material: Cortinas.
Espaço: Sala de aula
Justificativa: Muitas cortinas estão
rasgadas ou com seus suportes quebrados.
50. Proposta: Manutenção de fechaduras nas
cabines do banheiro
Ação: Manutenção de fechaduras nas cabines do banheiro
Materiais: fechaduras
Espaço: banheiro masculino e feminino
Justificativa: Há cabines Em muitas cabines dos
banheiros muitas pessoas já se machucaram porque não tem fechaduras e não
conseguimos fechar as portas das cabines.
51. Proposta- baile com show de talento
Ação: Organizar junto aos professores um baile diferenciado com
show de talentos.
Materiais: Decoração, microfone, palco e som.
Espaço: pátio e quadra.
Justificativa: fazer uma atividade
diferenciada para os alunos e também é uma chance de os alunos mostrarem seus
talentos
52. Proposta : caça ao tesouro
Proposta: Fazer um projeto de caça ao tesouro
Ação: Organizar juntamente com os professores (principalmente de
geografia) um projeto de caça ao tesouro.
Matérias: mapas produzidos pelos alunos e professores
Espaço
utilizado: escola e os bairros
Justificativa: Compreender os conceitos
cartográficos e as noções de localização e orientação.
53. Propostas - auditório
Ação: Solicitar junto à direção a construção de um auditório.
Materiais: palco, cadeiras e iluminação.
Espaço: quadra que fica do lado do
parquinho
Justificativa: Necessitamos de um espaço
para desenvolver atividades teatrais, palestras, debates entre outras
atividades.
Listar material para iniciar as
atividades do Grêmio Estudantil :
1 sala
para reuniões
1 –
armário
1 - mesa
grande
3 –
cadeiras
1-
computador com impressora
2 – pen
drive
1 -
gravador de áudio
1-
câmera fotográfica
50 - cartolinas
500 - folhas
de papel sulfite
1 - litro
de cola
5 - caixas
de lápis de cor
2 - canetões
2 - cadernos
de ATAs
5 - réguas
5 - lápis
preto
5- canetas
vermelhas
5 - canetas
azuis
10 - fitas
transparentes
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