sexta-feira, 14 de abril de 2017

Planejamento de Gestão 2016 - Grêmio Estudantil " Sawré Muybu " - Chapa “Os Revolucionários”

Planejamento de Gestão  2016 - Grêmio Estudantil " Sawré Muybu "
Chapa “Os Revolucionários”
I.      Objetivos
     O grêmio tem duas funções principais que não pode deixar de cumprir. Primeira coisa, tem que lutar pelas reivindicações dos alunos da sua escola. Lutas que podem ser pela contratação de professores, reforma nas salas de aula, aumento no número de livros da biblioteca, compra de mais computadores, etc. Porém, como falamos, a precarização da educação pública no nosso país é igual pra todos os estados e todas as escolas.
     O governo corta cada vez mais verbas da educação e isso é sentido em todas as escolas, pois faz com que as escolas tenham cada vez menos orçamento para melhorar suas condições. Assim, as reivindicações são iguais nas escolas de todo o país: falta de infraestrutura, falta de professores, professores que ganham muito mal, superlotação das escolas e um grande etc...
     Já a segunda função principal do grêmio, que é tão importante quanto a primeira, é fortalecer o movimento estudantil nacional e politizar sua intervenção, pois somente se conseguirmos mobilizar nacionalmente e construir um movimento estudantil forte, podemos arrancar do governo 10% do PIB pra educação, passe-livre para todos os estudantes e melhores condições pra educação pública. Defender nossos direitos e conquistar muitos outros.

II.     Objetivos específicos:
1º - Congregar o corpo discente da EMEF Constelação do Índio.
2º - Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos.
3º - Incentivar a cultura literária, artística e desportiva dos seus membros.
4º - Promover a cooperação entre funcionários, professores e alunos, buscando a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
5º - Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural, educacional, político, desportivo e social com outras entidades estudantil (grêmios e movimento estudantil), entidades de estudantes universitários e movimento social organizado.
6º - Lutar pela adequação do ensino às reais necessidades da juventude e do povo, bem como pelo ensino público, gratuito e de qualidade.
7º - Lutar pela democracia, pela independência e respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política ou religiosa.
8º - Lutar pela democracia permanente dentro e fora da escola, através do direito de participação nos fóruns deliberativos adequados e da livre manifestação.
9º - Defender e lutar por uma escola pública e de qualidade.
10º - Realizar assembleias com os alunos e ouvi-los e lutar pelos seus direitos;











III.     Membros da Chapa

3.     Diretor de formação política:
Titular: Guilherme Isaque – 7º A

4.     Diretor de Finanças:
Titular: Nicolas Gomes – 6ºA

5.     Diretor de Organização;
Titular: Karina Moura – 7º A
Suplente: Aysha Lívia 6° C

6.     Diretor de Imprensa:
Titular: Vinícius Lima  - 7° A
Suplente: Leonardo de lima – 7°C

7.     Diretor de Esportes:
Titular:  Nathalia Pereira – 7° A
Suplente1: Rafaela Paula– 7° A
Suplente2: Thais Yorrana- 7 A

8.     Diretor de Eventos Culturais:
Titular: Yasmin Nascimento - 7° A
Suplente: Diego. f -6°B

9.     Diretor de Relações Públicas:
Titular: Kimberly dos Santos - 7° A
Suplente: Wesley Andrade– 7 B

10.  Diretor de Movimentos Sociais:
Titular: Vanessa Silva – 7°C
Suplente: Kauana silva 6 a

11.  Diretor de Assuntos Educacionais:
Titular: Christofer Alves – 6°C

12.  Diretora Mulheres:
Titular: Ana Vitória – 6º B

13.  Diretor Negros e Negras:
Titular: Lucas Bento dos Santos 4º D

14.  Diretor LGBT:
Titular: -------------
Suplente: -----------

15.  Secretário-Geral
Titular: Roberta Matos – 7° A
Suplente Fabrícia -  6 A

16.  Mediador de Conflitos:
Titular: Diogo Viana – 7º A
Suplente: Ágata sacramento 6 c




IV.   Principais metas.

1.  Proposta: Melhoria geral do ambiente escolar 
Ação – Manter as áreas externas, salas de aulas e outras dependências. Limpeza regular das carteiras.
Material: Vassoura e pás em todas as salas de aula para auxiliar na limpeza.
Espaço – Todas escola
Justificativa - Limpeza geral de toda escola – Para manter um ambiente limpo e saudável.

2.  Proposta: Organização de  Passeio cultural e Educativo:
Ação: Organizar junto a coordenação e aos professores atividades culturais extra-sala.
Material: ônibus
Espaço Utilizado: Museus, Teatros, Cinemas, Ceu, Universidades entre outros.
justificativa: Os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Toda escola precisa ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão além e oferecem atividades complementares. As atividades culturais - como visita a museus, passeio a lugares históricos ou ida ao teatro - ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno.  Esses passeios ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos teóricos, como quando as crianças vão visitar uma fábrica ou uma região estudada em geografia ou em história. São também importantes para a socialização – os alunos podem conviver em ambientes e situações desvinculadas do ambiente de sala de aula - e para a motivação, porque faz com que os alunos voltem do passeio com mais desejo de continuar aprendendo sobre os temas. Os passeios culturais também são uma forma de conhecer o patrimônio, de resgatar as culturas, costumes, tradições, crenças, mostrando valores de cada cidade. A cultura desperta o desejo do conhecimento, da interação, do lazer no meio ambiente, da curiosidade cultural. O turismo cultural faz com que os alunos adquiram conhecimento, já que cada lugar tem a sua identidade e sua cultura. 

3.   Proposta : Realização evento no dia da Consciência Negra.
Ação : Organização junto aos professores de uma atividade sobre o dia da Consciência Negra.
Material: os enfeites, palestras, apresentação de filmes, atividades teatrais, Rap, grafite entre outros.
Espaço: O pátio e as salas de aula
Justificativa:  Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil e, desenvolver projetos ou atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes na sociedade brasileira e à busca de algumas de suas raízes históricas.

4.  Proposta : Festa Junina ou Festa das Nações
Ação: Organização de uma festa junto aos professores.
Material: Comidas, enfeites e  vestimentas
Espaço: O pátio e as salas de aula
Justificativa: Evento festa junina: tem a função de integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo aos alunos a ampliação de seu universo linguístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa junina, levando os educando a conhecer seus símbolos e seus valores.  Cabe salientar que ao incentivarmos as atividades da festa junina estamos valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo. Incentivando o trabalho cooperativo, proporcionando a participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os costumes e valorizar as tradições.   Pretendemos criar  algumas “barraquinhas” na festa junina  organizada na escola, para  arrecadar fundos para nossas  entidade.
Justificativa: Festa das Nações – Tem a função de oportunizar aos alunos o conhecimento de outras culturas, seus costumes, sua história. Cada turma pode pesquisar sobre um determinado país ou nação e definir o que iria apresentar ao público, como dados históricos, vestimentas, religião, luta de resistência, aspectos culturais, música e gastronomia. O objetivo principal é celebrar a diversidade humana no planeta e promover o respeito às diferenças

5.   Proposta : Evento Gincana do Meio Ambiente:
Ação: Coleta de material reciclável na comunidade, panfletos sobre a importância da reciclagem  Plantio de árvores, plantio de plantas ornamentais, organização de uma horta.
Material: Panfletos sobre importância da reciclagem, plantas frutíferas, plantas ornamentais, canteiros de verduras, tubos de PVC ou garrafas PETs para plantio das flores e verduras.
Espaço: Espaços da escola.
Justificativa: no dia da árvore pretendemos organizar uma gincana do meio ambiente, cujo objetivo é a ação coletiva e solidária da comunidade escolar em torno de uma busca comum: a preservação do meio ambiente.  Deste modo, preservar a dignidade humana e o planeta são tarefas inseparáveis e que devem ser trabalhadas conjuntamente.

6.  Proposta : Organizar junto aos professores atividades de estudo do meio  para tornar as aulas mais atrativas e interessantes.
Ação: Organizar junto aos professores atividades de estudo  do meio.
Material: Ônibus – em caso de espaços distantes da escola.
Espaço Utilizado: Nosso bairro, parques estaduais, municipais, zoológicos, museus entre outros.
Justificativa: Vivemos em um mundo complexo, orientado por um intricado conjunto de relações, tanto de ordem natural quanto e ordem social. Para torná-lo compreensível utilizamos referenciais teórico-metodológicos referentes a cada ramo do conhecimento humano. As teorias científicas, desenvolvida nesse processo tornam-se mecanismos epistemológicos utilizados por esses ramos do conhecimento para apreensão do real. Portanto, são conceitos, são abstrações da realidade que só serão catalisadoras do processo de construção do conhecimento se estiverem intimamente ligada à pratica. Nesse sentido, a teoria "implica numa inserção na realidade, num contato analítico com o existente, para comprová-lo, para vivê-lo e vivê-lo plenamente " (Paulo Freire)  O estudo do meio aparece nesse contexto como uma alternativa metodológica concreta de se viabilizar teoricamente o propósito de ultrapassar a reflexão intra-sala de aula, como forma de “praticizar” a “leitura” do real. Esses pressupostos vêm reforçar o próprio Projeto Pedagógico dessa unidade escolar, cujos princípios estão voltados tanto ao “pensar” e com ao “fazer” dos alunos:  “Quanto maior for a interação entre princípios teóricos e experiências práticas; quanto mais equilibrada for a relação entre habilidades mentais e habilidades físicas no processo de ensino, maior a probabilidade de os alunos conseguirem uma aprendizagem eficaz e sucesso nos estudos. Quanto mais claramente as crianças perceberem que os trabalhos escolares têm sentido, podem ser utilizados em sua vida presente ou futura; quanto mais esses trabalhos se traduzirem em aquisições concretas, passíveis de reconhecimento, mais chances terão os alunos de se interessarem e de contribuírem para o desenvolvimento da sua auto-estima”. Vamos sensibilizar os professores e a gestão escolar para que organizem aulas de campo, fornecendo transporte gratuito.

7.     Proposta : Propor a construção de  um laboratório de Ciências - Geografia
Material: Solicitação ao Diretor e Abaixo-assinado
Espaço Utilizado: sala extra
Justificativa: As atividades experimentais, em sala de aula ou em laboratórios, têm sido  consideradas como essenciais para a aprendizagem científica. É durante a atividade  prática que o aluno consegue interagir com o meio tendo o professor como estimulador da construção do conhecimento. É utilizando  esse tipo de atividade que o aluno pode elaborar hipóteses, discutir com os colegas e  com o professor e testar para comprovar ou não a ideia que teve. Isso tudo, sem  dúvida, resulta numa melhor compreensão das Ciências.  Ensinar e aprender com experimentos práticos, é muito importante e  divertido, mas não se pode desconsiderar a importância das aulas teóricas. Com certeza, não é só com as aulas práticas que se aprende ou se descobre algo novo. É utilizando os conhecimentos teóricos que se torna possível elaborar hipóteses e  maneiras de testá-las. Assim, fica evidente que não existe prática sem teoria e nem  teoria sem prática. O ideal é uma atuação pedagógica bem contrabalançada, unindo  teoria e prática na medida certa. Portanto, vamos cobrar os agentes estatais espaços adequados para atividades práticas, visto que essa escola está organizada como “modular” tendo como objetivos o trabalho de projetos, nesse sentido, necessitamos de áreas adequadas para desenvolvermos das atividades  práticas. Acreditamos que o governo deve apoiar e assessorar os professores de Ciências, Geografia, Física, Biologia e Química em suas práticas pedagógicas, proporcionando interação/integração desses profissionais e estudantes, assim evidenciando sempre a renovação dos conteúdos e a busca de novas práticas de laboratório que possam auxiliar alunos e professores a compor massa crítica voltada à ciência que, torna-se um dos pontos de fundamental importância na tentativa de atualizar e alfabetizar cientificamente nossos alunos e professores, trazendo mais qualidade ás aulas e, um maior interesse pela matéria.
Vamos solicitar que a comunidade escolar cobre os agentes responsáveis e construa laboratórios para realizarmos aulas práticas.

8.     Proposta : Melhoria no acervo de livros da biblioteca  (Sala de Leitura).
Ação: Solicitar junto a Coordenação e a Direção compra de livros  e gibis para a biblioteca. (Sala de Leitura).
Material: Livros e Gibis
Espaço Utilizado: biblioteca. (Sala de Leitura).
Justificativa: Vamos solicitar dos agentes estatais uma melhoria no acervo da sala de leitura, aumentando os livros disponíveis, cobrará também que adequadamente melhor esse espaço para acolher todos os alunos que desejarem utilizá-lo (mesas e carteiras mais confortáveis, informatização do acervo) .

9.     Proposta : Participação dos alunos do grêmio nas instancias democráticas da escola
Ação: Eleger membros do Grêmio para participar  das instâncias democráticas da escola (Conselho de Escola, Conselho de Classe, Reuniões Pedagógicas entre outras que trata dos interesses dos alunos e da comunidade escolar)
Material: Nenhum
Espaço Utilizado: Espaços de reuniões
Justificativa: Visando cumprir o que determina a legislação vigente pretendemos participar de todas as instâncias democráticas da escola entre elas: conselho de escola, conselho de classe e série, planejamento e replanejamento, entre outros.

10.  Proposta : Criação de uma videoteca.
Ação: Fazer um campanha de arrecadação de vídeos didáticos  e educativos para que os alunos, os professores possam ter acesso.
Material: DVDs
Espaço Utilizado: Sala de Leitura
Justificativa: Criar uma videoteca na escola, com um acervo de vídeos, que possam ser utilizados pelos alunos e também como material de apoio para o professor.

11.  Proposta : Sala do Grêmio Estudantil
Ação : Solicitar junto a direção escolar um espaço para organizar os materiais do Grêmio Estudantil.
Material : materiais de construção
Espaço : perto do parquinho
justificativa: A sala do grêmio é um espaço importante, pois podemos organizar nosso acervo de documentos, fazer reuniões e preparar nossos materiais informativos.  Necessitamos de um computador, de uma impressora, e de um armário.

12.  Proposta : Organizar o Jornal do Grêmio 
Ação : Organizar o Jornal do Grêmio Estudantil, coordenar os trabalhos com os professores para realizar a correção e a impressão.
Material : folhas de sulfite e impressora.  
Espaço : Sala do grêmio
justificativa: O jornal do grêmio é um informativo muito importante para debater a “escola que queremos” entre toda a comunidade escolar.  É um  instrumento dialógico  fundamental tanto do ponto de vista  informativo, consultivo e formativo. É também um dos principais canais informativos entre os membros do grêmio e seus representados (alunos).



13.  Proposta : Manutenção da quadra esportiva:  
Ação: Solicitar junto a gestão a manutenção das quadras esportivas, fazer vestiário feminino e masculino, Iluminação adequada,
Material: Bola de futebol, vôlei, basquete, redes etc.
Espaço : Quadra esportiva
Justificativa: Para poder proporcionar o desenvolvimento das habilidades esportivas e artísticas dos nossos alunos e, propiciar a realização de projetos. Tudo isso já pensando nos campeonatos e em aulas de melhor qualidade. A prática da atividade física é importante para a promoção da saúde dos indivíduos, ao ser aplicado na escola tal prática vai além desse benefício, pois é possível trabalhar os inúmeros aspectos relacionados ao desenvolvimento, crescimento, características motoras, cultura corporal, questões de sociabilidade, afetividade, cooperação, aptidões físicas, formação do cidadão e outros. A educação física na escola deve promover uma aprendizagem significativa para os alunos, sobre a importância da sua prática e o que esta contribui para a vida do indivíduo. É preciso que os nossos alunos compreendam a sua importância, para que possamos formar cidadãos autônomos, participativos e críticos.  Como conquistarmos esse direito, sem um espaço descente?  Hoje nossa quadra está totalmente danificada: áreas ao redor da quadra tomada pela vegetação e lixo, há mais de 1 (um ) ano a cobertura da mesma foi desmontadas, pois oferecia riscos de desabamento, as traves e demais aparatos para praticar esportes também foram retirados, ficando um espaço praticamente sem uso.  

14.  Proposta : Radio na Escola
Ação: Solicitar junto a gestão a organização de equipamentos sonoros para sonorização na escola, principalmente  do pátio. 
Material: Caixas de som, equipamento para rodar MP3, microfone entre outros.
Espaço : Pátio
Justificativa: O rádio na escola apresenta-se como ferramenta fundamental na formação para os direitos humanos e de cidadania, uma vez que fomenta a construção dos espaços coletivos através da democratização do acesso e da liberdade de expressão. A prática da educação comunicativa torna-se alicerce no aprendizado crítico do processo de construção e recepção das mensagens ofertadas pela mídia comercial. O desenvolvimento desse projeto proporciona o desenvolvimento do raciocínio e interpretação dos fatos cotidianos, questionando quanto a importância e a veracidade dos acontecimentos noticiados. Essa possibilidade pode melhorar ainda nosso tempo de  intervalo propiciando aos alunos uma boa música.

15.   Proposta : Parcerias
Ação: Estabelecer parcerias para formação, palestras, oficinas com entidades que defenda direitos humanos e direitos das crianças e adolescentes. 
Material: Nenhum
Espaço : qualquer espaço escolar
Justificativa: Temos a pretensão de estabelecer parcerias com outros grêmios, com movimentos sociais e sindicatos para que possamos melhor organizar nossas lutas. Essas parcerias poderão estar voltadas às tarefas políticas, formativas ou organizativas.  Juntamente com as parecerias vamos organizar oficinas a ser definidas pela demanda dos alunos (consulta) exemplo: fotografia, radio livre, edição de audiovisual, entre outras.
16.  Proposta: Reciclagem
Ação: Providenciar latas de lixo, colocaremos uma lata em cada sala, com o nome reciclagem. E outras nos corredores com nomes de lixos orgânicos.
Materiais: Latas de lixo
Espaço: Salas de aulas e corredores.
Justificativa-Para manter um ambiente limpo e também ser uma forma de arrecadar dinheiro para o grêmio.

17.   Propostas: Carteirinha de esportes
Ação:  Fazer carteirinhas para quem quiser vir para escola de bicicleta skate ou patins.
Espaço: à definir
Justificativa:  Muitos alunos pediram para que pudessem vir à escola de bicicleta, skate e patins. Seria uma forma mais rápida e saudável para os alunos. E seria uma forma de arrecadar dinheiro já que para fazer a carteirinha os alunos teriam que pagar cinco reais.

18.   Propostas: Wi-fi no horário do intervalo.
Justificativa: Entretenimento aos alunos e aos professores no intervalo.
Ação: Comprar roteadores para escola e deixar livre durante o horário de intervalo.
Material: Roteador
Espaço: Diretoria

19.   Propostas: Mais materiais de artes
Ação- Comprar equipamentos de artes porque esta em falta à escola não tem muitas guaches, pinceis, tela e lápis de cor.
Materiais- Guaches, pincel, tela, lápis de cor           .
Espaço- Salas de aula..
Justificativa- Melhoria na qualidade das aulas de artes.

20.   Propostas:  Skate Park
Ação: Solicitar junto a direção a construção de um  skate Park na escola.
Material: Uma pista completa de skate.
Espaço: Próximo à quadra
Justificativa: Construção de um  skate Park na escola para valorizar o espaço escolar e evitar o vandalismo da comunidade.

21.  Proposta: Instalação de armários para os alunos na escola
Ação: Solicitar junto à direção a compra de armários para os alunos.
Materiais: Armários e cadeados.
Espaço: Pátio II andar.
Justificativa: Evitar que os alunos carreguem materiais nas mão e mochilas.
                                
22.  Propostas- Instalação de espelho nos banheiros
Ação: Solicitar junto à direção da escola a instalação de espelhos nos banheiros.
Material: espelhos grandes.
Espaço: Banheiros femininos e masculinos.
Justificativa: Seria melhor porque em vez de serem em sala os espelhos menores poderia ser apenas um espelho grande nos banheiros.



23.  Propostas: Bebedouros
Ação: Solicitar junto à direção mais bebedouros pela escola. Além da manutenção daqueles danificados.  
Materiais: Bebedouros.
Espaço: Corredores da escola.
Justificativa: Facilitar o acesso dos alunos a fonte de água potável.

24.   Propostas- Usar a sala de informática fora do horário de aula
Ação: solicitação junto a coordenação o uso da sala de informática, ou outros espaço que tenha computador, para realização de trabalho  
Materiais: Computadores com internet
Espaço: Sala de informática ou outro espaço para acesso a internet.
Justificativa: diante das dificuldades de alguns alunos em fazer pesquisas e trabalhos em casa gostaríamos de conquistar um espaço para a realização dessas atividades, que poderia ser no contra turno.

25.  Proposta: Instalação do modelo Self-Service na merenda
Ação: Solicitar junto à direção um equipamento para Self-Service de merenda.
Materiais: equipamento para Self-Service de merenda
Espaço: Pátio-Cozinha.
Justificativa: Os alunos terão a possibilidade de escolha dos alimentos que irão consumir sem desperdiçar alimentos. Com a Instalação do modelo Self-Service na merenda cada aluno colocaria sua refeição ia ajudar muito porque são as tias da cozinha que coloca a comida e às vezes os alunos que não quer o feijão, por exemplo, e mesmo assim ela coloca e o aluno joga no lixo e acaba desperdiçando o alimento.

26.  Propostas- Manutenção do parquinho
Ação: Solicitar junto à direção a manutenção dos brinquedos quebrados e enferrujados, colocar cobertura,  pois a chuva molha os brinquedos e empoçando água podendo até ser um criadouro do mosquito da dengue.
Materiais: Brinquedos novos e uma cobertura.
Espaço: Parquinho
Justificativa:  Melhoria dos espaços escolares e valorização dos espaços de brincadeiras principalmente para os pequenos.

27.  Proposta: Troca de cortinas
Ação: Solicitar junto à gestão manutenção das cortinas das salas de aulas.
Material: Cortinas.
Espaço: Sala de aula
Justificativa: Muitas cortinas estão rasgadas ou com seus suportes quebrados.

28.  Proposta: Construção de um bicicletário
Ação: Solicitar junto à direção construção de um bicicletário.
Material: Bicicletário
Espaço: vão que fica em frente à biblioteca
Justificativa- muitas pessoas gostariam de vir para escola de bicicleta, mas não podem, pois não tem onde colocar.

29.  Proposta: Manutenção de fechaduras nas cabines do banheiro
Ação: Manutenção de fechaduras nas cabines do banheiro
Materiais: fechaduras
Espaço: banheiro masculino e feminino
Justificativa: Há cabines Em muitas cabines dos banheiros muitas pessoas já se machucaram porque não tem fechaduras e não conseguimos fechar as portas das cabines.

30.  Proposta: Melhorar a comida da escola
Ação: Solicitar junto à direção uma reunião com a nutricionista e com a cozinheiras.
Material: nenhum
Espaço: Cozinha
Justificativa - Muitas pessoas estão reclamando da comida da escola (tempero, quantidade)

31.  Proposta- baile com show de talento
Ação: Organizar junto aos professores  um baile diferenciado com show de talentos.
Materiais: Decoração, microfone, palco e som.
Espaço: pátio e quadra.
Justificativa: fazer uma atividade diferenciada para os alunos e também é uma chance de os alunos mostrarem seus talentos.

32.  Proposta :  Sarau 
Ação: Organizar juntamente com os professores e a comunidade um sarau. 
Material: poesia construída pelos alunos, livros de poesias, aparelho de som, instrumentos musicais, criação de musicas como rap etc.   
Espaço Utilizado:  no pátio
Justificativa: Você já reparou que muitas crianças, adolescentes , jovens e adultos gostam de receitar poemas , tirar versos e fazer brincadeiras de rimas ? esse gosto tem sido pouco explorado em virtudes de outras ofertas de entretenimento e atividades variadas que ocupam grande parte do tempo de nossas crianças e jovens ,bem como por causas das exigências do currículo escolar .No entanto  , recentemente ,os saraus literários voltaram a florescer em diversos espaços por todos os países 

33.  Proposta : caça ao tesouro
Proposta: Fazer um projeto de caça ao tesouro
Ação: Organizar juntamente com os professores (principalmente de geografia) um projeto de caça ao tesouro. 
Matérias: mapas produzidos pelos alunos e professores
Espaço utilizado: escola e os bairros
Justificativa:   Compreender os conceitos cartográficos e as noções de localização e orientação.

34.  Propostas - auditório
Ação: Solicitar junto à direção a construção de um auditório.
Materiais:  palco, cadeiras e iluminação.  
Espaço:  quadra que fica do lado do parquinho
Justificativa: Necessitamos de um espaço para desenvolver atividades teatrais, palestras, debates entre outras atividades.

Listar material permanente:
50 cartolinas
500 folhas de papel sulfite
1 litro de cola
5 caixas de lápis de cor
2 canetões
2 cadernos de ATAs
5 réguas
5 lápis preto
5 canetas vermelhas
5 canetas azuis

10 fitas transparentes

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