domingo, 30 de junho de 2019

Plantas medicinas - Interior da escola - 28.06.2019

 Os alunos estão realizando uma pesquisa sobre diversos temas relacionados a horta e jardim. "Plantas e ervas medicinais" é um desses temas. Nesta data fizemos o reconhecimento de algumas plantas medicinais que encontramos no interior da escola. Algumas são nativas outras estão sendo cultivadas. 

Preparativos para a investigação... 

 Camomila 
O nome cientifico da camomila é Matricaria recutita, também conhecida vulgarmente como Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre, Macela-galega ou simplesmente camomila

Açafrão-da-terra
O  Açafrão-da-terra é uma planta da família Zingiberaceae, mesma família do gengibre. Originária da Índia e do sudeste da Ásia, essa planta, muitas vezes, é confundida com a Crocus sativus, que é conhecida também como açafrão ou açafrão verdadeiro.

 Tanchagem
É o nome dado no Brasil a algumas das espécies do gênero Plantago. Especialmente são tanchagens aquelas que apresentam a característica das 7 veias na folha - as mais usadas - mas, é preciso saber que o gênero Plantago tem 158 espécies confirmadas.

Língua-de-vaca
Chaptalia é um género botânico pertencente à família Asteraceae. A espécie mais comum no Brasil é a Chaptalia nutans, nativa das Américas, popularmente conhecida como língua-de-vaca, tapira, buglossa ou costa- branca. Invasora de hortas,gramados e pastagens,possui pilosidade esbranquiçada na face inferior e atinge no máximo 0,4 m de altura.


Alface Selvagem 
A alface-selvagem (Lactuca virosa) é uma planta medicinal também conhecida como alface-silvestre, alface-brava, alface-espinhosa, alface-de-ópio, alface-amarga, lechuca silvestre (espanhol) e wild lettuce (inglês). Inclui as espécies Lactuca serriola e Lactuca canadensis, que possuem as mesmas propriedades medicinais da Lactuca virosa, embora a L. virosa seja uma espécie com propriedades mais potentes. Pertence à família Asteraceae.


 Quebra-pedra 
Quebra-pedra é uma planta medicinal que também é conhecida como Pimpinela branca, Saxífraga, Arranca-pedras, Quebra-panela, Conami ou Fura-parede. O nome científico da quebra-pedra é Phyllanthus niruri.

 Saia-Branca 
A Saia-branca é uma planta medicinal também conhecida como Trombeta ou Trombeteira. O seu nome científico é Brugmansia suaveolens

Cidrão de Árvore

Nome Técnico: Aloysia triphylla
Nomes Populares : Erva Maria Luíza, erva-Luíza, verbena-cidrada, cidrão, cidrão de árvore.
Família : Angiospermae – Família Verbenaceae
Origem: Originária do Brasil (Rio Grande do Sul) e Argentina.

 Anador (Chambá) - Justicia pectoralis Jacq.
Nome em português: anador, melhoral, chambá, chachambá, trevo-do-pará, Alfredo, canelinha, trevo-cumaru, trevo-roxo Nome binomial: Justicia pectoralis Jacq. 
Família: Acanthaceae

 Boldo 
Existem 2 tipos de boldo, o brasileiro é um pequeno arbusto, e o boldo-do-chile, que é uma árvore maior.  O boldo é uma planta medicinal, também conhecida como boldo-do-chile, boldo-afragans ou boldo-verdadeiro, muito utilizada como remédio caseiro para o fígado. Seu nome científico do boldo é Peumus boldus Molina

 Alecrim

Alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto de porte médio que se adapta a todo o tipo de climas e solos, sendo que em solos pobres intensifica o aroma e o sabor. É originário da Costa do Mar Mediterrâneo. Trata-se de uma erva de um verde intenso, com folhas espinhosas e sabor forte. Esta planta, além de delicada, é aromática e suas flores têm propriedades estimulantes.

Jurubeba
Seu nome cientifico é Solanum paniculatum. A jurubeba, planta medicinal também conhecida como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba, tem gosto amargo e pode chegar a 3 metros de altura, possui folhas lisas e espinhos curvos no tronco, pequenos frutos amarelos e flores da cor lilás ou brancas. 


Mentha 
Mentha piperita é uma das espécies mais conhecidas de menta, também chamada de hortelã em algumas localidades. As mentas são plantas herbáceas  pertencentes à família Lamiaceae. Quase todas as espécies são cultivadas por suas propriedades condimentares, aromáticas, ornamentais e, principalmente, medicinais. Suas folhas são oblongas ou lanceoladas e apresentem coloração que varia de verde-claro a verde-escuro. A superfície pode ser levemente enrugada ou completamente lisa, mas as margens são sempre sinuosas ou serrilhadas. As mentas florescem cerca de 4 meses após serem plantadas e a colheita é realizada no início do florescimento.

 Amora Silvestre 

Pequena frutífera nativa do Brasil, que produz frutos de sabor muito agradável. Produz varias vezes ao ano, havendo maior intensidade de frutificação no período de Junho a Outubro. Seus frutos podem ser consumidos in-natura, sucos, geleias e sorvetes.  Planta arbustiva, cresce pouco mais de 1 metro de altura. Possui raízes superficiais, que soltam grande quantidade de rebrotas em volta da planta original, formando enormes moitas desde que seja plantada em local adequado.
Espécie que gosta de solo fértil, com bastante húmus e matéria orgânica (restos de folhas e galhos podres), e aprecia solos com umidade constante, porém drenados. Deve ser plantada em locais que incida sol filtrado durante o dia todo, ou somente algumas poucas horas nos períodos da manhã ou da tarde.
Esta framboesa também é conhecida como moranguinho silvestre, o que acaba sendo errado, pois as framboesas legítimas, quando colhidas, deixam a mostra um interior oco no fruto de onde saiu seu cabo de sustentação, que fica fixado na planta.
Muitas vezes as amoras silvestres também são confundidas com framboesas, porém, quando colhidas saem com cabinho, não formando a cavidade no fruto após a colheita.
A framboesa silvestre é adorada por pássaros e muito ornamental, soltando pequenas flores brancas em grande quantidade antes da frutificação. Pode ser plantada em vasos.

Cavalinha 
O nome científico da Cavalinha é Equisetum arvense . Ela  é uma planta medicinal originária das áreas pantanosas de quase todo o Brasil, sendo também conhecida como cavalinha-gigante, erva-canudo, rabo-de-cavalo.

Arruda
A arruda (Ruta graveolens) é mais uma das plantas com múltiplos usos. Por vezes é associada com conotações negativas e superstições.  É conhecida como Arruda-comum, Arruda-das-boticas, Arruda-dos-jardins, Erva-das-bruxas, Arruda-fétida entre outros nomes comuns. Tem a sua origem na região do mediterrânio. O aroma é muito intenso e tem um sabor amargo.


Hortelã
A hortelã é uma planta da espécie Mentha x villosa L., também conhecida popularmente como hortelã rasteira, hortelã de panela, hortelã de tempero e hortelã comum. É uma planta originária da Europa, amplamente reconhecida pelas suas propriedades medicinais e terapêuticas.

Poejo 
O seu nome científico é Mentha Pulegium. É uma planta medicinal, também conhecida como hortelãzinho

Gengibre
O seu nome científico é Zingiber officinalis. O gengibre é uma erva perene que atinge até 1,5 m de altura. Seus rizomas são muito usados para fins medicinais e como especiaria, especialmente na culinária de países asiáticos. Os rizomas são usados frescos, secos, em pó, cristalizados ou em conserva, em pratos doces e salgados. Seu chá é popular como bebida na China, Coreia e alguns outros países.
O gengibre é uma planta de climas subtropicais e tropicais, podendo ser cultivado na faixa de temperatura indo de 17°C a 35°C. A planta prefere alta umidade relativa do ar. Em climas um pouco mais frios, o gengibre pode ser cultivado nos meses quentes do ano, precisando de proteção nos meses em que há temperaturas mais baixas.

2 comentários:

  1. Lindo trabalho! Só um reparo: na foto da cúrcuma, sugiro que a legenda seja "Açafrão-da-terra", pois só "açafrão" fica impróprio, como, aliás, diz o texto. Valeu!

    ResponderExcluir