Planejamento
de Gestão 2017/2018 - Grêmio Estudantil " Sawré Muybu "
I.
Objetivos
O grêmio tem duas funções
principais que não pode deixar de cumprir: Primeira coisa, tem que lutar pelas
reivindicações dos alunos da sua escola. Lutas que podem ser pela contratação
de professores, reforma nas salas de aula, aumento no número de livros da
biblioteca, compra de mais computadores, etc. Porém, como falamos, a
precarização da educação pública no nosso país é igual pra todos os estados e
todas as escolas.
O governo corta cada vez
mais verbas da educação e isso é sentido em todas as escolas, pois faz com que
as escolas tenham cada vez menos orçamento para melhorar suas condições. Assim,
as reivindicações são iguais nas escolas de todo o país: falta de
infraestrutura, falta de professores, professores que ganham muito mal,
superlotação das salas de aula, falta de laboratórios etc.
Já a segunda função
principal do grêmio, que é tão importante quanto a primeira, é fortalecer o
movimento estudantil nacional e politizar sua intervenção, pois somente se
conseguirmos mobilizar nacionalmente e construir um movimento estudantil forte,
podemos arrancar do governo 10% do PIB pra educação, passe-livre para todos os
estudantes e melhores condições pra educação pública. Defender nossos direitos
e conquistar muitos outros.
II.
Objetivos
específicos:
1º - Congregar o corpo discente da EMEF Constelação
do Índio.
2º - Defender os interesses individuais e coletivos
dos alunos.
3º - Incentivar a cultura literária, artística e
desportiva dos seus membros.
4º - Promover a cooperação entre funcionários,
professores e alunos, buscando a defesa da educação pública, gratuita e de
qualidade.
5º - Realizar intercâmbio e colaboração de caráter
cultural, educacional, político, desportivo e social com outras entidades
estudantil (grêmios e movimento estudantil), entidades de estudantes
universitários e movimento social organizado.
6º - Lutar pela adequação do ensino às reais
necessidades da juventude e do povo, bem como pelo ensino público, gratuito e
de qualidade.
7º - Lutar pela democracia, pela independência e
respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, sexo,
nacionalidade, convicção política ou religiosa.
8º - Lutar pela democracia permanente dentro e fora
da escola, através do direito de participação nos fóruns deliberativos
adequados e da livre manifestação.
9º - Defender e lutar por uma escola pública e de
qualidade.
10º - Realizar assembleias com os alunos e ouvi-los
e lutar pelos seus direitos.
III.
Membros Eleitos Gestão 2017/2018
Membros
eleitos do Grêmio Estudantil "Sawré
Muybu "
Diretor
de Finanças:
Titular: LAYANNE STHEFANY STOPELLI – 6A
Supente: KAYLLANE ALVES MENDES– 6B
Diretor
de Organização;
Titular: DIOGO VIANA SANTOS – 8A
Suplente: GUILHERME ISAQUE DE SOUZA – 8A
Diretor
de Imprensa:
Titular: KETELY DA SILVA SANTOS – 6B
Suplente: MATHEUS DOS SANTOS BRAGATO –
6A
Diretor
de Esportes:
Titular: VINICIUS DE LIMA TEIXEIRA
– 8A
Suplente: LEAN MANOEL ROQUE DE MELO – 7A
Diretor
de Eventos Culturais:
Titular: RAYSSA DE MORAIS DE AQUINO – 6B
Suplente: GABRIELA BRANDAO SALES – 5C
Diretor
de Relações Públicas:
Titular: IZABELA RIBEIRO PINTO – 6A
Suplente: THALIANE DE JESUS LIMA – 6C
Diretor
de Assuntos Educacionais:
Titular:
MAIARA BRANDAO DOS SANTOS – 6C
Suplente: SARAH DA MATA SANTOS – 6C
Diretora
Mulheres:
Titular: GIOVANA APARECIDA S. GUIMARAES
– 6B
Suplente: GIOVANNA CORSI BARRETO – 6C
Diretor
Negros e Negras:
Titular: NATALY SANTOS ALMEIDA – 5A
Suplente: BARBARAH SINDDY ALVES DA SILVA
– 6B
Diretor
LGBT:
Titular: EMILLY KAUANE DOS SANTOS
SANTANA – 6A
Suplente: PLINIO BRITO NASCIMENTO CRUZ –
6A
Secretário-Geral
Titular: GABRIELA SANTOS PEREIRA – 6D
Suplente : EMILLY CERQUEIRA DOS SANTOS –
6B
Diretor
de formação política:
Titular: JUAN PABLO PEREIRA DA SILVA –
7B
Suplente: INGRID MARQUES SANTOS – 7D
Mediador
de Conflitos:
Titular:
MARIANA
BEZERRA DE SOUSA – 7A
Suplente: RAFAEL DE ANDRADE GARCIA – 6A
Diretor
de Movimentos Sociais:
Titular: LARISSA CARVALHO – 6A
Suplente : MARIA EDUARDA BATISTA LOPES – 5C
IV.
Principais metas.
1. Proposta : Fazer atividades extra curriculares na
escola como: teatro, dança, ginástica rítmica, capoeira e etc.
Ação : Construir
projetos junto a coordenação e professores.
Material : Os materiais
relacionados a atividade desenvolvida.
Espaço : Salas de aula,
pátio e quadra de esporte.
Justificativa: Construir
atividades diversificadas tornando as aulas mais atraentes aos alunos.
2.
Proposta : Limpeza dos espaços da escola
Ação :
Limpeza e manutenção dos espaços da escola. Limpeza geral de toda
escola, área externa, salas de aulas e outras dependências. Limpeza regular das
carteiras.
Material :
Vassoura
e pás em todas as salas de aula para auxiliar na limpeza.
Espaço : Salas
de aula, pátio e quadra de esporte.
Justificativa: Ao manter o ambiente
limpo e organizado o auno valoriza muito mais o espaço da escola e tem a
possibilidade de mantê-lo organizado.
3.
Proposta : Organização de atividades esportivas
Ação:
Organizar campeonatos na escola – Organizar juntamente com a Coordenação e
professores.
Material: Materiais
esportivos: bolas, redes, mesa de
ping-pong, xadrez, etc.
Espaço Utilizado:
As quadras, o pátio e as salas de aula.
Justificativa: Vamos organizar festivais de danças
e outras atividades esportivas variadas, tendo como finalidade, promover
a função social do esporte e da dança como elemento cultural, a ser conduzido
na escola e, possibilitar aos alunos a vivência da competição, pautada por uma
postura ética e estética.
4. Proposta: Organização de passeios culturais e educativos:
Ação:
Organizar junto a coordenação e aos professores atividades culturais
extra-sala.
Material:
ônibus
Espaço Utilizado:
Escola, museus, teatros, cinemas, CEU, universidades entre outros.
Justificativa: Os passeios são fundamentais para
a formação integral dos estudantes. Toda escola precisa ensinar as disciplinas
básicas, mas as boas escolas vão além e oferecem atividades complementares. As
atividades culturais - como visita a museus, passeio a lugares históricos ou
ida ao teatro - ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do
aluno. Esses passeios ajudam, entre outras coisas, na visualização e
aplicação de conceitos teóricos, como quando as crianças vão visitar uma
fábrica ou uma região estudada em geografia ou em história. São também
importantes para a socialização – os alunos podem conviver em ambientes e
situações desvinculadas do ambiente de sala de aula - e para a motivação,
porque faz com que os alunos voltem do passeio com mais desejo de continuar
aprendendo sobre os temas. Os
passeios culturais também são uma forma de conhecer o patrimônio, de resgatar
as culturas, costumes, tradições, crenças, mostrando valores de cada cidade. A
cultura desperta o desejo do conhecimento, da interação, do lazer no meio
ambiente, da curiosidade cultural. O turismo cultural faz com que os alunos
adquiram conhecimento, já que cada lugar tem a sua identidade e sua
cultura.
5. Proposta : Realização evento do dia da
Consciência Negra.
Ação : Organização junto aos professores de uma atividade sobre o dia da
Consciência Negra.
Material: os enfeites, palestras, apresentação de filmes, atividades teatrais,
Rap, grafite entre outros.
Espaço: O pátio e as salas de aula
Justificativa: Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia
Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como
resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil e, desenvolver
projetos ou atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que ainda são
presentes na sociedade brasileira e à busca de algumas de suas raízes
históricas.
6. Proposta
: Realização de uma festa de halloween.
Ação : Organização junto aos professores, gestores e coordenadores uma festa de halloween.
Material: os enfeites, som ambiente, projetor.
Espaço: O pátio e as salas de aula
Justificativa: O mistério que envolve essa época do halloween oportuniza trabalhar e
instigar a curiosidade, bem como a criatividade
das crianças que devem ser aproveitadas nas atividades que envolvem a
linguagem e os trabalho manuais . Também
e propicio para sanar as questões do ‘’ medo ‘’infantil , muito comum nessa
faixa etária . E nesse período que
podemos desenvolver ainda com os pequenos , o gosto por essa cultura que faz
parte de outros países , e que se mostra cada vez mais presentes para todos
nos.
7. Proposta
: Festa Junina ou Festa das Nações
Ação: Organização junto aos professores, gestores e coordenadores uma festa de halloween.
Material: Comidas, enfeites e vestimentas
Espaço: O pátio e as salas de aula
Justificativa: Evento festa junina: tem a função de integrar a comemoração da festa
junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas,
solidárias e participativas, favorecendo aos alunos a ampliação de seu universo
linguístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser
explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da
origem da festa junina, levando os educando a conhecer seus símbolos e seus
valores. Cabe salientar que ao incentivarmos as atividades da festa
junina estamos valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao
homem do campo. Incentivando o trabalho cooperativo, proporcionando a
participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os
costumes e valorizar as tradições. Pretendemos criar algumas
“barraquinhas” na festa junina organizada na escola, para arrecadar
fundos para nossas entidade.
Justificativa: Festa das Nações – Tem a função de oportunizar aos alunos o
conhecimento de outras culturas, seus costumes, sua história. Cada turma pode
pesquisar sobre um determinado país ou nação e definir o que iria apresentar ao
público, como dados históricos, vestimentas, religião, luta de resistência,
aspectos culturais, música e gastronomia. O objetivo principal é celebrar a
diversidade humana no planeta e promover o respeito às diferenças
8. Proposta Projeto reciclagem e projeto horta (escola
e casa)
Ação: Coleta de material reciclável na comunidade, panfletos sobre a
importância da reciclagem, plantio de árvores, plantio de plantas ornamentais,
organização de canteiros ao redor da escola e nas residências dos alunos.
Material: Materiais de cultivo, terra adubada, sementes, mudas de arvores (plantas
frutíferas, plantas ornamentais), outros materiais para trabalhar o solo
(enxada, enxadão, regador, mangueira para molhar as plantas, baldes, panfletos
sobre importância da reciclagem, tubos de PVC ou garrafas PETs para plantio das
flores e verduras.
Espaço: Espaços da escola.
Justificativa: Projeto horta na escola tem o objetivo de que o
educando do Ensino Fundamental e Ensino Médio aprendam o cultivo de hortaliças
para que a partir da atividade de plantar, cuidar e colher passe a valorizar as
práticas camponesa. Quando o educando aprende a cultivar hortaliças através de
um eixo temático terra-vida-trabalho seu aprendizado quebra as barreiras
escolares chegando até o seu ambiente familiar. O educando ao observar que o
objeto de seu trabalho está sendo consumido e não ficando apenas a mercê a sua
nota terá sua autoestima elevada. Trabalhar a terra na escola possibilita ao
educando perceber que estar e permanecer no Assentamento são necessários, que o
campo é responsável pela manutenção da cidade no que diz respeito à
alimentação, e que qualquer curso universitário que fizer, sua profissão será
necessária para o local onde vive. E quanto mais profissionais formados o
Assentamento tiver maior será sua valorização.
9. Proposta : Organizar
junto aos professores atividades de estudo do meio para tornar as aulas mais atrativas e interessantes.
Ação:
Organizar junto aos professores atividades de estudo do meio.
Material:
Ônibus – em caso de espaços distantes da escola.
Espaço Utilizado:
Nosso bairro, parques estaduais, municipais, zoológicos, museus entre outros.
Justificativa: Vivemos em um mundo complexo, orientado por um
intricado conjunto de relações, tanto de ordem natural quanto e ordem social.
Para torná-lo compreensível utilizamos referenciais teórico-metodológicos
referentes a cada ramo do conhecimento humano. As teorias científicas,
desenvolvida nesse processo tornam-se mecanismos epistemológicos utilizados por
esses ramos do conhecimento para apreensão do real. Portanto, são conceitos,
são abstrações da realidade que só serão catalisadoras do processo de
construção do conhecimento se estiverem intimamente ligada à pratica. Nesse
sentido, a teoria "implica numa inserção na realidade, num contato
analítico com o existente, para comprová-lo, para vivê-lo e vivê-lo plenamente
" (Paulo Freire) O estudo do meio
aparece nesse contexto como uma alternativa metodológica concreta de se
viabilizar teoricamente o propósito de ultrapassar a reflexão intra-sala de
aula, como forma de “praticizar” a “leitura” do real. Esses pressupostos vêm
reforçar o próprio Projeto Pedagógico dessa unidade escolar, cujos princípios
estão voltados tanto ao “pensar” e com ao “fazer” dos alunos: “Quanto
maior for a interação entre princípios teóricos e experiências práticas; quanto
mais equilibrada for a relação entre habilidades mentais e habilidades físicas
no processo de ensino, maior a probabilidade de os alunos conseguirem uma
aprendizagem eficaz e sucesso nos estudos. Quanto mais claramente as crianças
perceberem que os trabalhos escolares têm sentido, podem ser utilizados em sua
vida presente ou futura; quanto mais esses trabalhos se traduzirem em
aquisições concretas, passíveis de reconhecimento, mais chances terão os alunos
de se interessarem e de contribuírem para o desenvolvimento da sua
auto-estima”. Vamos sensibilizar os professores e a gestão escolar para que
organizem aulas de campo, fornecendo transporte gratuito.
10. Proposta -Construção de um laboratório de Ciências - Geografia
Material:
Solicitação ao diretor e abaixo-assinado se necessário.
Espaço Utilizado:
sala extra
Justificativa: As atividades experimentais, em sala de aula ou em laboratórios, têm
sido consideradas como essenciais para a aprendizagem científica. É
durante a atividade prática que o aluno consegue interagir com o meio
tendo o professor como estimulador da construção do conhecimento. É
utilizando esse tipo de atividade que o aluno pode elaborar hipóteses,
discutir com os colegas e com o professor e testar para comprovar ou não
a idéia que teve. Isso tudo, sem dúvida, resulta numa melhor compreensão
das Ciências. Ensinar e aprender com experimentos práticos, é muito
importante e divertido, mas não se pode desconsiderar a importância das
aulas teóricas. Com certeza, não é só com as aulas práticas que se aprende ou
se descobre algo novo. É utilizando os conhecimentos teóricos que se torna
possível elaborar hipóteses e maneiras de testá-las. Assim, fica evidente
que não existe prática sem teoria e nem teoria sem prática. O ideal é uma
atuação pedagógica bem contrabalançada, unindo teoria e prática na medida
certa. Portanto, vamos cobrar os agentes estatais espaços adequados para
atividades práticas, visto que essa escola está organizada como “modular” tendo
como objetivos o trabalho de projetos, nesse sentido, necessitamos de áreas
adequadas para desenvolvermos das atividades práticas. Acreditamos que o
governo deve apoiar e assessorar os professores de Ciências, Geografia, Física,
Biologia e Química em suas práticas pedagógicas, proporcionando
interação/integração desses profissionais e estudantes, assim evidenciando
sempre a renovação dos conteúdos e a busca de novas práticas de laboratório que
possam auxiliar alunos e professores a compor massa crítica voltada à ciência
que, torna-se um dos pontos de fundamental importância na tentativa de
atualizar e alfabetizar cientificamente nossos alunos e professores, trazendo
mais qualidade ás aulas e, um maior interesse pela matéria. Vamos solicitar que
a comunidade escolar cobre os agentes responsáveis e construa laboratórios para
realizarmos aulas práticas.
11. Proposta : Melhoria no acervo de livros da
biblioteca (Sala de Leitura).
Ação:
Solicitar junto a Coordenação e a Direção compra de livros e gibis para a biblioteca. (Sala de Leitura).
Material:
Livros e Gibis
Espaço Utilizado:
biblioteca. (Sala de Leitura).
Justificativa:
Vamos solicitar dos agentes
estatais uma melhoria no acervo da sala de leitura, aumentando os livros
disponíveis, cobrará também que adequadamente melhor esse espaço para acolher
todos os alunos que desejarem utilizá-lo (mesas e carteiras mais confortáveis,
informatização do acervo) .
12. Proposta : Participação
dos alunos do grêmio nas instâncias democráticas da escola
Ação: Eleger membros
do Grêmio para participar das instâncias democráticas
da escola (Conselho de Escola, Conselho de Classe, Reuniões Pedagógicas entre
outras que trata dos interesses dos alunos e da comunidade escolar)
Material:
Nenhum
Espaço Utilizado: Espaços
de reuniões
Justificativa: Visando cumprir o que determina as leis pretendemos
participar de todas as instâncias democráticas da escola entre elas: conselho
de escola, conselho de classe e série, planejamento e replanejamento, entre
outros.
13. Proposta : Criação de uma videoteca.
Ação:
Fazer um campanha de arrecadação de vídeos didáticos e educativos para que os alunos, os
professores possam ter acesso.
Material:
DVDs e computador para armazenar vídeos
Espaço Utilizado: Sala
de Leitura
Justificativa: Criar uma videoteca na escola, com
um acervo de vídeos, que possam ser utilizados pelos alunos e também como
material de apoio para o professor e entretenimento para os alunos.
14. Proposta : Melhorias na Sala do
Grêmio Estudantil
Ação :
Solicitar junto a Direção melhoria na sala do grêmio. Manutenção no computador
da radio do intervalo.
Material :
Computador
Espaço :
Sala do Grêmio
Justificativa: A sala
do grêmio é um espaço importante, pois podemos organizar nosso acervo de
documentos, fazer reuniões e preparar nossos materiais informativos. Necessitamos de um computador, de uma
impressora, e de um armário.
15. Proposta : Organizar
o Jornal do Grêmio
Ação :
Organizar o Jornal do Grêmio Estudantil, coordenar os trabalhos com os
professores para realizar a correção e a impressão.
Material :
folhas de sulfite e impressora.
Espaço :
Sala do grêmio
Justificativa: O jornal do grêmio é um informativo muito importante para debater a
“escola que queremos” entre toda a comunidade escolar. É um
instrumento dialógico fundamental tanto do ponto de vista
informativo, consultivo e formativo. É também um dos principais canais
informativos entre os membros do grêmio e seus representados (alunos).
16. Proposta : Manutenção da quadra esportiva:
Ação:
Solicitar junto a gestão a manutenção das quadras esportivas, fazer vestiário
feminino e masculino, Iluminação
adequada,
Material:
Bola de futebol, vôlei, basquete, redes etc.
Espaço :
Quadra esportiva
Justificativa: Para
poder proporcionar o desenvolvimento das habilidades esportivas e artísticas
dos nossos alunos e, propiciar a realização de projetos. Tudo isso já pensando
nos campeonatos e em aulas de melhor qualidade. A prática da atividade física é
importante para a promoção da saúde dos indivíduos, ao ser aplicado na escola
tal prática vai além desse benefício, pois é possível trabalhar os inúmeros
aspectos relacionados ao desenvolvimento, crescimento, características motoras,
cultura corporal, questões de sociabilidade, afetividade, cooperação, aptidões
físicas, formação do cidadão e outros. A educação física na escola deve
promover uma aprendizagem significativa para os alunos, sobre a importância da
sua prática e o que esta contribui para a vida do indivíduo. É preciso que os
nossos alunos compreendam a sua importância, para que possamos formar cidadãos
autônomos, participativos e críticos. Como conquistarmos esse direito, sem um espaço descente?
Hoje nossa quadra está totalmente danificada: áreas ao redor da quadra tomada
pela vegetação e lixo, há mais de 1 (um ) ano a cobertura da mesma foi
desmontadas, pois oferecia riscos de desabamento, as traves e demais aparatos
para praticar esportes também foram retirados, ficando um espaço praticamente
sem uso.
17. Proposta : Organização da programação da “Rádio do
Intervalo”
Ação:
Organizar lista de músicas semanais para reproduzir nos intervalos, escalar
alunos para criar a listagem e reprodução das músicas.
Material:
Som ambiente.
Espaço :
Pátio e Sala do Grêmio
Justificativa: O rádio
na escola apresenta-se como ferramenta fundamental na formação para os direitos
humanos e de cidadania, uma vez que fomenta a construção dos espaços coletivos
através da democratização do acesso e da liberdade de expressão. A prática da
educação comunicativa torna-se alicerce no aprendizado crítico do processo de
construção e recepção das mensagens ofertadas pela mídia comercial. O
desenvolvimento desse projeto proporciona o desenvolvimento do raciocínio e
interpretação dos fatos cotidianos, questionando quanto a importância e a
veracidade dos acontecimentos noticiados. Essa possibilidade pode melhorar
ainda nosso tempo de intervalo propiciando aos alunos uma boa música.
18. Proposta : Parcerias
Ação:
Estabelecer parcerias para formação, palestras, oficinas com entidades que
defenda direitos humanos, fórum da criança e do adolescente, Cedeca,
sindicatos, movimentos sociais, movimento estudantis entre outros.
Material:
Nenhum
Espaço :
diversos.
Justificativa: Temos a
pretensão de estabelecer parcerias com outros grêmios, com movimentos sociais e
sindicatos para que possamos melhor organizar nossas lutas. Essas parcerias
poderão estar voltadas às tarefas políticas, formativas ou organizativas.
Juntamente com as parecerias vamos organizar oficinas a ser definidas pela
demanda dos alunos (consulta) exemplo: fotografia, radio livre, edição de
audiovisual, entre outras. .
19. Proposta :
Sarau
Ação:
Organizar juntamente com os gestores e os professores e comunidade um belo sarau.
Material: poesia
construída pelos alunos, livros de poesias, aparelho de som, instrumentos
musicais, criação de musicas como rap etc.
Espaço Utilizado: no pátio
Justificativa: Você
já reparou que muitas crianças, adolescentes , jovens e adultos gostam de
receitar poemas , tirar versos e fazer brincadeiras de rimas ? esse gosto tem
sido pouco explorado em virtudes de outras ofertas de entretenimento e
atividades variadas que ocupam grande parte do tempo de nossas crianças e
jovens ,bem como por causas das exigências do currículo escolar .No entanto , recentemente ,os saraus literários voltaram
a florescer em diversos espaços por todos os países
20. Proposta : Caça
ao tesouro
Ação: Organizar
juntamente com os professores (principalmente de geografia) um projeto de caça
ao tesouro.
Matérias: mapas
produzidos pelos alunos e professores
Espaço utilizado: escola
e os bairros
Justificativa: Compreender os conceitos
cartográficos e as noções de localização e orientação.
24. Proposta: Formatura com baile à
fantasia com show de talentos
Ação:
Organizar junto a direção e professores um baile a fantasia todos os finais de
anos para confraternização servindo como baile de formatura para os 9 anos.
Material:
Som, Palco, enfeites etc
Espaço:
O pátio
Justificativa:
Para fins de felicitação, entretenimento, confraternização, organizar junto a
direção e professores um evento de formatura se possível com baile a fantasia
todos os finais de anos para confraternização servindo como baile de formatura
para os 9 anos.
25.
Propostas- Manutenção do parquinho
Ação: Solicitar
junto à direção a manutenção dos brinquedos quebrados e enferrujados, se
possível colocar cobertura, pois a chuva molha os brinquedos e empoçando água
podendo até ser um criadouro do mosquito da dengue.
Materiais: Brinquedos
novos e uma cobertura.
Espaço: Parquinho
Justificativa: Melhoria
dos espaços escolares e valorização dos espaços de brincadeiras principalmente
para os pequenos.
26.
Proposta: Melhorar a comida da escola
Ação: Fiscalização
do cardápio e da qualidade da comida. Se necessário, solicitar junto à direção uma reunião com a nutricionista e com as
cozinheiras.
Material: nenhum
Espaço: Cozinha
Justificativa – Realizar
nosso papel de fiscalização melhorando a qualidade da alimentação.
27.
Proposta:
Instalação do modelo Self-Service na
merenda
Ação: Solicitar
junto à direção um equipamento para Self-Service de merenda.
Materiais:
equipamento para Self-Service de merenda
Espaço: Pátio-Cozinha.
Justificativa: Os
alunos terão a possibilidade de escolha dos alimentos que irão consumir sem
desperdiçar alimentos. Com a
Instalação do modelo Self-Service na merenda cada aluno colocaria sua refeição
ia ajudar muito porque são as tias da cozinha que coloca a comida e às vezes os
alunos que não quer o feijão, por exemplo, e mesmo assim ela coloca e o aluno
joga no lixo e acaba desperdiçando o alimento.
28.
Proposta: Manutenção dos banheiros
Ação:
Manutenção de fechaduras nas cabines dos banheiro e instalar acentos.
Materiais: fechaduras
e acentos
Espaço:
banheiro masculino e feminino
Justificativa:
Muitas cabines estão com portas sem fechaduras a maioria não tem acentos.
30. Proposta: desenvolver projeto de
robótica na escola
Ação: Solicitar junto a gestão a organização de um projeto sobre
robótica.
Material:
Sala para desenvolvimento das atividades
e armário para armazenar os componentes.
Espaço: Salas de aula
Justificativa: A robótica
é uma área de pesquisa multidisciplinar, pois envolve conceitos e conteúdos de
diferentes áreas objetivando a construção e manipulação de robôs para
desempenhar as mais variadas tarefas. É cada vez mais comum o uso de robôs para
auxiliar os seres humanos em inúmeras tarefas, desde um simples aspirador de pó
até a exploração espacial. Robôs, em geral, são desenvolvidos para serem
aplicados em tarefas consideradas repetitivas, estressantes ou perigosas para
um ser humano. E para quem pensa que
robótica está relacionada apenas a tecnologia de ponta e cálculos avançados ou
ainda algo extremamente complexo e fora da compreensão e do alcance da maioria
das pessoas, desconhece que a robótica está. cada vez mais presente nas escolas
da rede pública e privada do Brasil e que este pode ser um recurso muito
interessante para alunos de todas as idades. Por ser uma área que desperta
bastante curiosidade, a robótica pode ser usada como ferramenta didática para
auxiliar professores em diferentes conteúdos dependendo da disciplina a ser
ensinada. Outra característica da robótica é o fato de suas atividades serem
mais produtivas quando realizadas por um grupo de pessoas trabalhando em
conjunto, e não por um único indivíduo. Desses fatos conclui-se que a robótica
é uma ótima ferramenta de auxílio ao ensino. Juntando a teoria à prática ela é
capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos que as demais disciplinas
quase não abordam, como: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de
solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de
pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade, postura empreendedora,
etc. Para os alunos, a robótica é uma excelente ferramenta para exercitar a
criatividade, estudar e praticar conceitos relacionados a diferentes
disciplinas, tais como:
Geometria: análise das formas geométricas; Física: conceito de
movimento uniformemente variado, força resultante, normal, atrito, aceleração,
aceleração da gravidade, conceitos de massa, peso, velocidade, espaço e
tempo; Matemática: cálculo do intervalo
de tempo, deslocamento e velocidade, trigonometria; Português: elaboração de relatórios e
discussão do projeto; Informática: uso
de programa.
31. Propostas: Wi-fi no horário do intervalo.
Ação: Comprar roteador para instalar na sala do grêmio para ligarmos no
horário do intervalo.
Material: Roteador
Espaço: Diretoria
Justificativa: Entretenimento aos alunos e aos professores no intervalo.
32. Propostas: Materiais de artes
Ação- Comprar materiais de artes como telas, tintas guaches, pinceis, lápis de
cor, etc.
Materiais – Materiais de artes diversos .
Espaço - Salas de aula..
Justificativa - Melhoria na qualidade das aulas de artes.
33. Propostas: Skate
Park
Ação: Solicitar junto a direção a construção de um skate Park na escola.
Material: Uma pista completa de skate.
Espaço: Próximo à quadra
Justificativa: Construção de um skate Park na
escola para valorizar o espaço escolar e evitar o vandalismo da comunidade.
34. Proposta: armários para os alunos.
Ação: Solicitar junto à direção a compra de armários para os alunos.
Materiais: Armários e cadeados.
Espaço: Pátio II andar.
Justificativa: Evitar que os alunos carreguem materiais nas mãos e mochilas.
35. Propostas - Instalação de espelho nos banheiros
Ação: Solicitar junto à direção da escola a instalação de espelhos nos
banheiros.
Material: espelhos grandes.
Espaço: Banheiros femininos e masculinos.
Justificativa: Seria melhor porque em vez de serem em sala os espelhos menores
poderia ser apenas um espelho grande nos banheiros.
36. Propostas- Usar a sala de informática fora do horário de aula
Ação: solicitação junto a coordenação o uso da sala de informática, ou
outros espaço que tenha computador, para realização de trabalho escolar.
Materiais: Computadores com internet
Espaço: Sala de informática ou outro espaço para acesso a internet.
Justificativa: diante das dificuldades de alguns alunos em fazer pesquisas e
trabalhos em casa gostaríamos de conquistar um espaço para a realização dessas
atividades, que poderia ser no contra turno.
37. Proposta: Troca de
cortinas
Ação: Solicitar junto à gestão manutenção das cortinas das salas de
aulas.
Material: Cortinas.
Espaço: Sala de aula
Justificativa: Muitas cortinas estão rasgadas ou com seus suportes quebrados.
38. Propostas - Auditório
Ação: Solicitar junto à direção a construção de um auditório.
Materiais: palco, cadeiras e
iluminação.
Espaço: quadra que fica do lado do
parquinho ou outros espaços.
Justificativa: Necessitamos de um espaço para desenvolver atividades teatrais,
palestras, debates entre outras atividades.
Listar material para iniciar as
atividades do Grêmio Estudantil :
1 sala
para reuniões
1 –
armário
1 - mesa
grande
3 –
cadeiras
1-
computador com impressora
2 – pen
drive
1 -
gravador de áudio
1-
câmera fotográfica
50 - cartolinas
500 - folhas
de papel sulfite
1 - litro
de cola
5 - caixas
de lápis de cor
2 - canetões
2 - cadernos
de ATAs
5 - réguas
5 - lápis
preto
5- canetas
vermelhas
5 - canetas
azuis
10 - fitas
transparentes
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