domingo, 14 de abril de 2019

Jardim Suspenso - Plantio em vasos - 09.04.2019

Temos no interior da escola um "jardim suspenso" em uma treliça de madeira (construída pelo Profº Alex - Informática). De tempos em tempos fazemos a manutenção das plantas. 
Cabe salientar que toda verba para a manutenção do projeto é oriunda dos apontamentos das aulas do próprio projeto.  Não conto com nenhuma ajuda da escola ou da secretaria municipal de educação. 
Isso é um sério problema pois nem sempre é possível realizar todas as atividades planejadas. Para o plantio de hoje adquiri  algumas flores.  



A floreira interna


Flores para o plantio 


Schlumbergera truncata
Schlumbergera truncata, também conhecida como flor de maio, é uma espécie de Schlumbergera, do gênero botânico da família cactaceae. É originárida do Brasil e seus nomes populares são: flor-de-maio, cacto-de-natal, cacto-de-páscoa, flor-de-seda.

Kalanchoe blossfeldiana
Nome Científico: Kalanchoe blossfeldiana. Calanchoê, calancoê, calandiva, flor da fortuna, flor do papai, kalanchoê ou kalandiva são os nomes dados a uma planta cultivada sob o sol pleno ou à meia sombra. Considerada a flor da fortuna e da felicidade, é muito usada para presentear pessoas queridas. Pode ser plantada em vasos isolado ou em jardins, formando maciços e bordaduras


Kalanchoe blossfeldiana



Ripsális
Nome científico: Rhipsalis baccifera. A ripsális ou cacto macarrão deve ser cultivada em vasos e é uma ótima opção para a formação de jardins verticais. Um ponto decisivo para o bom desenvolvimento é que os exemplares deverão ficar sempre à meia sombra, mesmo que em espaços quentes. As regas precisam ser feitas em intervalos regulares

Cacto Candelabro
Nome Científico: Euphorbia ingens. O cacto candelabro é muito bem adaptado ao semiárido. As subdivisões do seu caule deram origem ao seu nome e o vegetal fica muito bem em jardins de pedras, isolado ou com outras suculentas e cactáceas. Deve-se ter cuidado com crianças pequenas e animais de estimação, pois além de espinhos esta planta tem a seiva tóxica

Violetas
São flores que podem aparecer nas cores branco, rosa, roxo e bicolor (nesse último caso geralmente possuem a borda branca). São pequenas e quando plantadas no jardim podem formar uma espécie de tapete de flores. Não possuem perfume chamativo, como é o caso de outras plantas, mas chamam a atenção por sua beleza e cores vívidas. Possuem várias espécies e antes de cultivá-las é interessante decidir se você pretende mantê-las dentro de casa ou no jardim. As violetas gostam também de luminosidade, mas não de locais abafados ou com luz direta do sol. Elas também preferem substratos mais úmidos.
Os alunos fazem o plantio 


Preparação dos vasos 

Adubação 


Preparação dos vasos 

Preparação dos vasos 

 Substituição dos vasos 

 Substituição dos vasos 

Todos participando da tarefa 

o plantio 

Vasos prontos para serem fixados na floreira


Aluna Gabriela realizou seu plantio  

Gabriela e Fernando 

Preparando a floreira

Organizando os vasos na floreira


Organizando os vasos na floreira



Floreira organizada



Floreira organizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário