domingo, 14 de abril de 2019

Preparando os canteiros da horta - 10.04.2019

Nesta data os alunos do projeto iniciaram os trabalhos para o plantio de hortaliças nos canteiros da horta. 
Para produção de hortaliças saudáveis e de boa qualidade, sem agrotóxicos (não colocando em risco a saúde de quem trabalha o solo e consome o alimento) e preciso cumprir algumas etapas para a construção da devemos revolver e destorroar o solo, depois fazer os canteiros ou abrir as covas, camalhões ou leiras, como exige cada cultura. Em seguida devemos fazer a calagem (se necessário) adubar e plantar  conforme o sistema de cada cultura.

A Correção e preparo do solo
   A acidez do solo influi na fertilidade, tornando os nutrientes essenciais indisponíveis às plantas. Para correção aplica-se calcário, de acordo com a análise do solo; em geral, para terrenos ácidos utiliza-se cerca de 0,5 a 1 kg de calcário por m², com antecedência mínima de três meses do plantio. Caso seja utilizado o composto orgânico, a acidez do solo é corrigida naturalmente, sem necessidade de calagem.
    A adubação orgânica melhora a fertilidade do solo e as propriedades físicas dos solos muito argilosos (barrentos) ou arenosos. Para terrenos de baixa fertilidade, com baixa percentagem de matéria orgânica , determinada pela análise do solo, recomenda-se a aplicação, preferencialmente, de composto orgânico (3 a 4kg/m2) ou esterco curtido de aves ou de gado, na quantidade máxima de 2 e 5 kg/m² por ano, respectivamente.
    O resíduo orgânico e/ou restos de culturas, também pode se tornar um adubo de ótima qualidade através da compostagem (ver matéria mais antiga postada neste blog).
No nosso caso, uma horta pequena usamos calcário sem a análise do solo (não podemos gastar pois não há financiadores do projeto (verbas do professor) jogamos também matéria orgânica produzida no nosso processo de compostagem e quando conseguimos (comprar) aplicamos também adubo orgânico (bovinos e equinos). Produzimos também uma farinha de casca de ovos, e uma torta de mamona (colhida das adjacências da escola) , utilizamos ainda a borra de café que é coletada diariamente em vários setores da escola. 
Fazemos a incorporação de todos os produtos fazendo o revolvimento do solo com enxadão , na profundidade mínima de 10 cm, a 20 cm, com posterior destorroamento com enxada e rastelo. 
Deixamos os canteiros descansar por alguns dias e fazemos o plantio. 
Todas as plantas invasoras (ervas daninhas) que nascerem entre as hortaliças devem ser arrancadas com raiz e tudo, com a mão, um sancho ou uma enxada. Isso é necessário por que elas "competem" com a plantação, roubando os nutrientes provenientes da adubação e fazendo sombra, impedindo que as hortaliças recebam a quantidade de sol necessária.

Alunos revolvendo o solo 

Alunos revolvendo o solo

Alunos revolvendo o solo

Professor afofando o solo 

Alunos revolvendo o solo

Pés de mamão 


Alunos revolvendo o solo

Alunos revolvendo o solo

Manjericão 

Hortelã 


Aluno Fernando transferindo terra para outro canteiro 


Alunos transferindo terra para outro canteiro 


Alunos transferindo terra para outro canteiro 

Alunos transferindo terra para outro canteiro 

Alunos transferindo terra para outro canteiro 


Alunos transferindo terra para outro canteiro 


Alguns alunos do projeto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário