domingo, 9 de junho de 2019

Composto orgânico para a horta e jardim - 08.06.2019

Estamos retirando um composto orgânico (serragem + capim + estrume de cavalo) de um criador de cavalos.  O composto está sendo utilizado para acelerar o processo de compostagens dos restos de  frutas e legumes que são descartados da cozinha da escola. 
Esse material pode ser utilizado também em canteiros, vasos, hortas e jardins. 
Antes de aplicar nas plantas, é recomendado esfarinhar o composto. No cultivo em vasos, a proporção é a seguinte: 1 parte de esterco curtido + 2 partes de terra + ½ parte de areia. Em canteiros, deve-se aplicar 10 litros de esterco/m². Uma dica importante é revolver a terra a uma profundidade de, aproximadamente, 30 cm antes adicionar a matéria orgânica animal curtida.
Muitos acreditam que o esterco não curtido queime as raízes das plantas. Mas a principal razão para submeter o esterco a processo que o torna curtido é para eliminar microrganismos nocivos à saúde humana. Por meio da compostagem, a matéria orgânica animal alcança temperaturas elevadas, o que resulta na destruição de patógenos e garante maior segurança na utilização do esterco(principalmente em hortas).

Depósito de comporto orgânico 


Retirada do Material 


                                                                    Retirada do Material 


Organização do material na escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário