terça-feira, 6 de agosto de 2019

Colheira da alface - 06.08.2019

Colheira da Alface 

A alface constitui uma importante fonte de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, especialmente a vitamina A. Juntamente com o tomate, é a hortaliça preferida para as saladas devido ao seu sabor agradável e refrescante e facilidade de preparo. Originária da Europa e da Ásia, a alface pertence à família Asteracea, como a alcachofra, o almeirão e a chicória ou escarola. É conhecida desde 500 anos antes de Cristo. 
Cuidados no armazenamento e no preparo: 
Como conservar  - A alface é uma das hortaliças que se estraga mais rapidamente. Fora da geladeira deve ser mantida com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco de plástico aberto, em local bem fresco, por até 1 dia. Quando conservada em geladeira, deve ser mantida em saco de plástico ou em uma vasilha de plástico tampada, retirando-se as folhas de acordo com a necessidade de consumo. Nesta condição, a alface pode ser mantida por três a quatro dias. Quando já picada, deve ser mantida na embalagem original ou em vasilha de plástico tampada, por dois a três dias. A alface de hidroponia deve ser conservada com as raízes; assim durará por mais tempo. A alface não tolera congelamento.
Como consumir -  Deve-se lavar as folhas uma por uma em água corrente, e depois deixá-las de molho em solução de água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada) por 30 minutos. Em seguida, as folhas devem ser enxaguadas com água filtrada. 

 Alface produzida em caixas plasticas 

  Alface produzida em caixas plasticas 

  Alface produzida em caixas plasticas 

 Alface Crespa  Roxa 

 Alface Crespa 


  Alface Crespa 

 Retirando a alface do canteiro 

 Lavando a alface 

 Os alunos fizeram a divisão da produção 

  Os alunos fizeram a divisão da produção 

 Os alunos fizeram a divisão da produção 

Nenhum comentário:

Postar um comentário