sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Plantio de chuchu e preparando defensivos naturais para a horta - 16.08.2019


Nesta data os alunos realizaram o plantio de novas mudas de chuchu na horta e depois recolheram ramos de cavalinha para utilização no combate de pragas na horta. Finalizaram observando os resultados da pulverização de calda de fumo em alguns pés de couve que estavam infectados com pulgões.   

Plantio de Chuchu 

 Mudas de chuchu 

  Mudas de chuchu 

  Mudas de chuchu 

 Plantio das mudas de chuchu 

Combate de pragas na horta com produtos naturais 

A cavalinha - A cavalinha (Equisetum arvense), também é conhecida por pinheirinha pela sua semelhança a um pequeno pinheiro, é uma planta vivaz, cujo o habitat natural localiza-se preferencialmente em zonas úmidas e sombrias perto de cursos de água. É uma planta resistente, com características invasivas, que facilmente ganha o estatuto de infestante.  A cavalinha é extraordinária, apresenta efeito fungicida, inseticida e fortificante. Pode ser usada na horta de forma preventiva ou curativa, no controle de vários insetos nocivos, assim como das doenças provocadas por fungos. Destacam-se também as suas importantes propriedades medicinais Indicações da calda de cavalinha - A calda de cavalinha é um poderoso fungicida natural, é utilizada na agricultura biológica com o fim de controlar diversas patologias das plantas. Conta também com ação inseticida, bacteriana e fortificante, contém sílica, uma substancia que aumenta a resistência das plantas, age nas paredes celulares, fortalece-as e torna-as mais resistentes aos ataques. Todas esta características permitem utilizar a calda de cavalinha contra diversas pragas, doenças fúngicas ou bacterianas, seja no modo preventivo ou curativo.

A calda de cavalinha é eficaz contra: Míldio, Lepra do pessegueiro,Ferrugem, Podridão cinzenta, Oídio, Fungos do solo, Algumas viroses, Ácaros, Pulgões

Como preparar a calda de cavalinha -  500 gr de cavalinha seca ou 2,5 Kg de cavalinha verde; 5 litros de água; Caso a cavalinha seja seca triture-a, se for verde desfaça-a em pedaços mais pequenos; Coloque a cavalinha em em 5 litros de água e deixe-a de molho por 24 horas. Depois coe a maceração, guarde-a em recipientes plásticos bem fechados e guarde em local escuro e fresco. Quando bem acondicionada a calda de cavalinha pode conservar as suas qualidades até 3 meses.Modo de uso da calda -  Dilua 1 litro do preparado em 10 litros de água para tratamento foliar contra insetos e doenças fúngicas ou bacterianas. Os tratamentos deverão ser efetuados no fim do dia. Se a plantar apresentar sintomas de doença, faça aplicações de 3 em 3 dias. No modo preventivo, pulverize de 15 em 15 dias.  Contra as doenças do solo, pulverize o produto puro sobre a superfície do solo.

 Pés de cavalinha nos canteiros da horta 

  Pés de cavalinha nos canteiros da horta 

  Pés de cavalinha nos canteiros da horta 

Cavalinha colhida e reservada para secagem à sombra

Observação dos resultados do combate aos pulgões no canteiro de couve 

No dia 07.08.2019 foi realizada a pulverização de calda de fumo de corda no canteiro de couve. Alguns pés estavam infectados com pulgões e cochonilhas. 

Antes da pulverização (07.08.2019): 
Folha infestada por pulgões

 planta infestada por pulgões

 Pó de fumo - Produto utilizado no combate aos pulgões

Alunos pulverizando o produto na planta infectada

Depois da pulverização : 

 Eficácia da pulverização -   planta sem os pulgões

Eficácia da pulverização -   planta sem os pulgões

Eficácia da pulverização -   planta sem os pulgões 

Eficácia da pulverização -   planta sem os pulgões 

 Joaninha habitando as folhas de couve - inseto que se alimenta de pulgões

 Joaninha habitando as folhas de couve - inseto que se alimenta de pulgões 


Nenhum comentário:

Postar um comentário