sexta-feira, 10 de maio de 2019

Aula Teórica - Fatores vivos e não vivos - 07.05.2019

Nesta data realizamos discussões sobre os fatores vivos e os fatores não vivos presentes na natureza. Os alunos utilizaram os materiais encontrados na na escola para exemplificar os conceitos discutidos na aula. 

Fatores vivos  e não vivos
A natureza é formada por um conjunto de seres vivos e não-vivos. Os seres vivos são representados pelos animais, árvores, plantas, fungos, bactérias, protozoários e demais seres que possuem ciclo biológico que envolve o nascimento, alimentação, reprodução e morte. Os seres não-vivos, por sua vez, são aqueles seres inanimados e que não possuem ciclos vitais.
Os fatores não-vivos são essenciais para garantir a sobrevivência dos seres vivos e para o desenvolvimento da natureza e dos ecossistemas, que dependem diretamente de fatores como água, luz, ar, solo, gases atmosféricos e temperatura.
A água, por mais que não tenha vida, é a grande mantedora da vida no planeta. Ela é habitat de diversas plantas, das mais variadas espécies de peixes, das baleias, dos tubarões e muitos outros animais. Além disso, a água é um recurso natural indispensável para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm os ecossistemas em equilíbrio.
O ar garante a respiração de todos os animais, enquanto a terra é responsável pelo crescimento das plantas. E esses são apenas exemplos básicos: todos os fatores ambientais, vivos ou não vivos, cumprem um papel importante na natureza e no ecossistema que compõem. 

Material utilizado na aula:Mamona, cará-moela, terra vegetal, água, rochas, sementes, planta, animais vivos,  entre outros

Aula expositiva

Material utilizado na aula:Mamona, cará-moela, terra vegetal, água, rochas, sementes, planta, animais vivos,  entre outros


Planta e frutos da mamona

Fruto da mamona

Cabaça 

Terra vegetal e uma mariposa

Amostras de rochas

Aula expositiva 

Chuchu brotando 

Cabaça e suas sementes 

Sementes de soja 

Sementes de soja 

Sementes de mamona cortadas 

Cará-moela 

Aula expositiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário