sábado, 4 de maio de 2019

Experiência - As plantas necessitam da luz solar! - 03.05.2019


As plantas pertencem a um dos maiores grupos de seres vivos na Terra com cerca de 400.000 espécies conhecidas, incluindo uma grande variedade de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas etc. No entanto, o termo planta, ou vegetal, é muito mais difícil de definir do que se poderia pensar. Lineu definiu planta incluindo todos os tipos de plantas"superiores", as algas e os fungos.                Depois de descobrir que nem todas eram verdes, passou-se a definir planta como qualquer ser vivo sem movimentos voluntários. Aristóteles dividia todos os seres vivos em plantas (sem capacidade motora ou órgãos sensitivos),e em animais. Esta definição foi aceita durante muito tempo.
No entanto, nem esta definição está correta, uma vez que a sensitiva Mimosa Pudica, uma leguminosa, fecha os seus folíolos ao mínimo toque, entre outras causas, como o fim do dia solar.
As plantas, como os seres vivos, precisam de alimento para se manter vivas, assim como os seres humanos.
Todavia, os seres humanos retiram sua energia dos alimentos (comida) e da luz solar.
Já os vegetais (plantas) retiram sua energia da luz solar e dos elementos existentes no solo em que estão plantados, por isso a importância de uma boa adubação e cuidados com a quantidade de água que se coloca. De um modo geral, as plantas necessitam de luz solar para a subsistência, mas o detalhe está na quantidade que o organismo vegetal precisa. Algumas plantas necessitam de extrema quantidade de sol outras, já não tanto.
Percebe-se esta constatação de  forma efetiva quando a gente expõe à luz direta uma planta que gosta mais da sombra.
Nessa hipótese, o vegetal fica debilitado,enfraquecido e desgastado.
O contrário também é percebido, quando é colocada uma planta que gosta do claro no escuro, geralmente deixa de ter força, vigor, percebe-se facilmente que não está desenvolvida.
Logo, se conclui que a luz é um dos fatores mais importantes na vida de uma planta junto com o alimento que ela retira do solo e da água.

Para constatar tais afirmações foi realizado com os alunos uma experiência. Selecionamos duas plantas e condicionamos cada qual em um ambiente diferente. A primeira foi condicionada em uma caixa escura e segunda em um ambiente bem aluminado. 
As plantas serão observadas por um período para verificar seu desenvolvimento. 

Plantas utilizadas no experimento. 

Caixa escura - com uma pequena abertura. 



As alunas do projeto que participaram da atividade

A mudas foram acondicionadas em seus recipientes 

Alunos levando as mudas para o ambiente de observação da experiência 

Agora é só realizar a observação e fazer a hidratação das plantas constantemente. 
Obs: A experiencia foi abortada pois dias depois alguém (não identificado) derrubou as caixas e danificou a experiencia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário