quarta-feira, 29 de maio de 2019

Manutenção do Minhocário - Coleta de Húmus de Minhoca - 29.05.2019

Hoje realizamos a retirada do húmus de minhoca do minhocário.  O húmus foi ensacado e sará utilizado na adubação da horta e do jardim.  

Nosso minhocário/gongolário

As Minhocas 
As minhocas são animais invertebradosde corpo cilíndrico e alongado formado por vários anéis. É um verme da ordem dos anelídeos, com mais de 2.000 espécies espalhadas por todo o mundo. Elas são animais hermafroditas e quando encontradas na natureza se alimentam de praticamente de tudo. Outra característica desses animais é a sua relação de espaço, pois, quando mantidas em espaços pequenos, sem alimentação e água, as minhocas acabam cometendo suicídio coletivo, enovelando-se umas nas outras.

No nosso minhocário há as variedades vermelhas californianas  e minhocas africanas

Minhoca Vermelha - A Lumbricus rubellus ou minhoca vermelha da Califórnia é a mais criada em países como Estados Unidos e Brasil. Devido às suas características específicas como a calma, a resistência, a movimentação lenta e o hábito de não se aprofundar muito na terra, estando em liberdade ou mesmo em canteiro, a minhoca vermelha se espalhou por quase todo o mundo, adaptando-se muito bem em praticamente todas as regiões. Com relação à produtividade, a minhoca vermelha se destaca, com elevado potencial na “fabricação” de húmus e elevada capacidade de reprodução, o que a eleva à posição de minhoca preferida pelos criadores, tanto para as criações comerciais quanto para minhocários.

Minhoca Africana - A Eudrilus eugeniae, ou minhoca africana, ou ainda minhoca gigante africana, é uma espécie bastante exótica, cujo comprimento médio é de cerca de 10 centímetros, podendo chegar até impressionantes 22 centímetros. Por ser inquieta, aromática e apresentar cores vibrantes ao longo do dorso, a minhoca africana é utilizada em larga escala como isca para pesca, pois é facilmente percebida pelos peixes, embora também seja usada para a alimentação animal ou mesmo como matriz reprodutora. Todavia, alguns criadores têm se queixado muito das minhocas africanas por sua atitude “rebelde”, visto que fogem com frequência dos canteiros e dos minhocários.

A minhoca é muito importante para o solo, por vários fatores. Em primeiro lugar, ela é detritívora, ou seja, alimenta-se de restos orgânicos de vegetais e animais. Por ter esse tipo de alimentação, ela elimina em suas fezes restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras. Essas bactérias, ao agirem sobre esses restos alimentares, produzem um material chamado de húmus.

O húmus é muito importante para o crescimento das plantas, pois contém nitrogênio, fósforo e potássionutrientes necessários para a planta crescer e se desenvolver.
Além de produzir o húmus necessário para o crescimento das plantas, as minhocas, ao se movimentarem embaixo da terra, vão fazendo túneis, que favorecem a ventilação das raízes das plantas e a penetração da água das chuvas, o que colabora para a melhor absorção de água pelas raízes.
As minhocas podem viver em torno de 16 anos, reproduzindo-se muito rapidamente. Calcula-se que cada minhoca põe em torno de 15 milhões de ovos em toda a sua vida.

Os Gongolos ou  Embuás

Os gongolos, também conhecidos como piolho-de-cobra e embuá, são excelentes trituradores de resíduos sólidos e podem produzir um adubo orgânico que não deixa nada a desejar do composto gerado pelas minhocas.

Na nossa escola fazemos um consórcio Embuás + Minhocas (vermelha-da-califórnia e a gigante africana). 

A gongocompostagem funciona por meio da parceria entre o gongolo e os microrganismos presentes no solo e nos resíduos. Os gongolos trituram os materiais, facilitando a decomposição por esses microrganismos. É por meio desta decomposição que os resíduos são transformados em adubo orgânico. Estudos da Embrapa revelam que  o processo de gongocompostagem pode levar de 90 a 120 dias, dependendo do material utilizado e da umidade do local.  O húmus do gongolo não precisa ser misturado a outros materiais, e já pode ser aplicado diretamente para a produção de mudas e também em hortas. Já no composto da minhoca, é recomendado ainda adicionar palha de arroz carbonizada ou pó de carvão para melhorar a textura do adubo.A gongocompostagem reduz ainda o volume dos resíduos em até 70%, sendo uma ótima opção para utilização em lixões.Aqui na escola nós deixamos os  resíduos dentro da composteira por alguns dias, para serem semidecompostos  e depois transferimos o material para o minhocário/gongolário e eles continuam com a trituração dos materiais, gerando o húmus.Nossa composteira foi adiquirida em um ferro velho (uma carcaça de geladeira de metal) e o minhocário/gongolário  adaptado em uma velha caixas d’água.Constantemente observamos os recipientes para uma possível umidificação. 


O material é retirado no recipiente, peneirado para retirada de pedras e resíduos maiores e ensacado. 


Minhocas Vermelhas e Africanas

Minhocas Vermelhas e Africanas


 Embuás ou Gongolos, conhecidos como piolho de cobra 

  Embuás ou Gongolos, conhecidos como piolho de cobra 

  Embuás ou Gongolos, conhecidos como piolho de cobra 

 Embuás ou Gongolos, conhecidos como piolho de cobra 
Ana Clara auxiliando os companheiros na retirada do húmus


Retirando o húmus do recipiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário