segunda-feira, 20 de maio de 2019

Preparando adubo orgânico para horta- Casca de ovos e Mamona - 20.05.2019

Hoje os alunos prepararam farinha de casca de osso e torta de mamona.
Casca de ovos 
Já explicamos nas aulas passadas que a casca de ovo possui nutrientes essenciais às nossas plantas. Elas são ricas em cálcio, potássio e magnésio. 
Vimos também que o primeiro passo na produção da farinha de cascas é colocar as cascas para secar à sombra, sempre que tivermos disponível. Não devemos colocá-las no sol, pois as cascas possuem uma pequena quantidade de nitrogênio, que poderá se perder. Não é conveniente guardá-las para secar depois, pois a decomposição das partes orgânicas ainda úmidas poderá provocar mal cheiro e atrair animais indesejados, como moscas. Vá secando e guardando depois, até obter uma boa quantidade que mereça ser processada. Como temos uma boa quantidade de cascas de ovos secas vamos tritura-las.  

Torta de mamona 
A torta de mamona é um adubo orgânico farelento, muito usado em jardins como fonte do nutriente Nitrogênio, que é o que as plantas precisam em maior quantidade. Esse adubo pode ser obtido das indústrias que extraem o óleo da mamona, que é hoje utilizado como biodiesel. Pode ser ainda produzido artesanalmente, o nosso caso. 
Por ser um adubo orgânico, ele libera os nutrientes aos poucos para a planta, nutrindo por mais tempo, sem excessos. O adubo é também considerado um condicionador de solo, ou seja, ele melhora a qualidade geral da terra, facilitando a aeração, controlando a umidade, e retendo melhor os nutrientes. Existem também outros nutrientes na torta, como o Fósforo, o Potássio e os micronutrientes, mas em quantidades bem menores.
O adubo deve ser usado nos plantios, durante o preparo do solo, ou misturando-se com a terra superficial, em plantas já estabelecidas. Vale lembrar que qualquer adubo aplicado em excesso pode prejudicar a planta. 
Devemos ressaltar que a torta de mamona é tóxica se ingerida por crianças e animais, por possuir um composto tóxico chamado “ricina”. Se aplicar no solo, misture à terra, e não deixe somente um “montinho” no canto do vaso, pois seus animais de estimação poderão vir a comer, o que pode levar o animal à morte.
Em nossa escola, coletamos os frutos da mamona no entorno da escola, deixamos os frutos secando ao sol e depois trituramos no liquidificador e incorporamos ao solo. 
Produzindo a farinha de casca de osso
Casca de ovos secas 

Casca de ovos secas 

Triturando as cascas de ovos no liquidificador 

Cascas de ovos trituradas 


Triturando as cascas de ovos no liquidificador 


Cascas de ovos trituradas 

Cascas de ovos trituradas 

Cascas de ovos trituradas 

Produzindo a torta de mamona 

Frutos da mamona seca

Frutos da mamona seca triturados

Frutos da mamona seca triturados

Triturando a torta da mamona no liquidificador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário