quarta-feira, 22 de maio de 2019

Construindo canteiros em caixas - 22.05.2019

Construção de canteiros em caixas plasticas adquiridas de ferro-velho. 
Primeiramente as caixas são compradas em ferro-velho (custa em torno de R$ 10,00 cada), depois as caixas forradas com telas velhas utilizadas em construção de prédios (ganhamos as telas, lavamos e guardamos). 

Adubação: 
  • Calcário  - correção de acidez do solo - A calagem tem dois objetivos principais que são: diminuir a acidez, ou seja aumenta o pH do solo e fornecer cálcio e magnésio para as plantas. É importante corrigir a acidez do solo para a faixa de pH entre 5,5 a 6,5 porque é quando os nutrientes se tornam disponíveis para as plantas absorverem. Assim, a calagem elimina a acidez, aumenta a CTC e melhora o aproveitamento de nutrientes pelas plantasAlém disso, a calagem neutraliza o alumínio, que é tóxico para as culturas. A importância disso no Brasil é ainda maior, já que nossos solos são ácidos e com quantidade significativa de alumínio.
  • Farinha de Osso  - farinha de osso é um produto muito rico em fósforo e cálcio. Ela é obtida pelo processo de calcinação e exerce a função de um ótimo adubo natural.
  • Terra vegetal  - obtida de terrenos baldios do entorno da escola. 
  • Esterco de galinha - O esterco de aves é rico em nutrientes, como nitrogênio, cálcio, fósforo e magnésio, entre outros elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas. A matéria orgânica nele contida também é fundamental para melhorar a estrutura do solo, a capacidade de retenção de água e nutrientes e a proliferação de micro-organismos e minhocas.  Dentre os nutrientes podemos citar de maneira mais elaborada :
    Nutrientes encontrados encontrados:  Nitrogênio (N),  Fósforo (P),  Potássio (K),  Cálcio (Ca),  Magnésio (Mg),  Enxofre (S)
    Entre os micronutrientes, estão:  Zinco (Zn),  Boro (B),  Cobre (Cu),  Molibdênio (Mb) 
  • Torta de Mamona - A torta de mamona é um adubo orgânico farelento, muito usado em jardins como fonte do nutriente Nitrogênio, que é o que as plantas precisam em maior quantidade. Esse adubo é obtido das indústrias que extraem o óleo da mamona, que é hoje utilizado como biodiesel. Por ser um adubo orgânico, ele libera os nutrientes aos poucos para a planta, nutrindo por mais tempo, sem excessos. O adubo é também considerado um condicionador de solo, ou seja, ele melhora a qualidade geral da terra, facilitando a aeração, controlando a umidade, e retendo melhor os nutrientes. Existem também outros nutrientes na torta, como o Fósforo, o Potássio e os micronutrientes, mas em quantidades bem menores - A torta de mamona e tóxica. 
  • Farinha de casca de ovos - A casca de ovos são  riquíssimas em cálcio, potássio e magnésio. Para melhorar a disponibilidade destes nutrientes, é preciso deixa-las secar a sombra (para não perder o nitrogênio) moer as cascas até fazer uma farinha fina.
  • Carvão vegetal - O carvão vegetal ajuda a fixar os nutrientes no solo. Por ser poroso, também ajuda a aumentar a capacidade de retenção de água e facilita a proliferação de organismos vivos benéficos a horta. O carvão possui em sua composição magnésio, cobre, manganês, potássio entre outros elementos minerais enriquecedores do solo. Não é por acaso que a terra preta é considerada a mais produtiva, 15 % a mais que as demais.
  • Adubo químico - NPK - Os fertilizantes NPK são compostos por três macroelementos, sendo a sigla para Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). São chamados de macroelementos pois são utilizados em grande quantidade pelas plantas e são fundamentais em todas as etapas: crescimento, florescimento e frutificação.

    Nitrogênio (N) - O nitrogênio é absorvido na forma de amônio ou nitrato pelas raízes e grande parte dele é utilizado para fabricação das proteínas (na forma de enzimas) e ácidos nucléicos. É a segunda substância mais importante para os vegetais logo após a água e afeta diretamente o desenvolvimento dos tecidos das plantas e sua reprodução. Por ser parte da clorofila, tem influência direta na realização da fotossíntese. Além disso, também se encontra na composição do DNA e RNA, atuando na fase de crescimento rápido das plantas. O que a falta desta subtância causa: as folhas mais velhas tendem a ficar amareladas e a planta perde a cor verde devido à falta de clorofila.
    Fósforo (P) - O fósforo é associado com a complexa transformação da energia na planta e com a regulação da síntese das proteínas. Quando adicionado ao solo, promove o crescimento das raízes e a resistência ao frio, auxilia o perfilhamento e acelera a maturação. Assim com o nitrogênio, sua sintetização também é importante. O que a falta desta substância causa: a planta apresenta crescimento debilitado e uma coloração anormal de verde escurecido. Quando as plantas são pequenas, as deficiências são similares as da falta de nitrogênio. Algumas outras colorações anormais como vermelho e amarelo em plantas podem ser ocasionadas por outros fatores, como temperatura do solo e ação de insetos.
    Potássio (K) É ativador de enzimas, agindo também na fotossíntese. Faz com que a planta tenha um melhor controle sobre suas funções vitais como respiração, perda de água e resistência a pragas. Com isso, deixa inclusive as raízes mais fortes e aumenta a resistência à aridez. O que a falta desta substância causa: quedas no rendimento das plantas e na qualidade física, na resistência à pragas, na vida útil dos frutos e também no valor alimentar dos grãos.


Grupo grande hoje

Grupo grande hoje



Apresentando o material utilizado 


Revestindo as caixas plasticas


Revestindo as caixas plasticas

Revestindo as caixas plasticas
O revestimento das caixas são importantes para não ocorrer a perda de terra e de nutrientes. 




Iniciando a atividade

Materiais utilizados: Húmus e vasilhames






Terra vegetal - Retirada de terrenos baldios no entorno da escola 




Húmus retirado do nosso minhocário 


Preparativos - materiais 




Carvão no fundo da caixa 



Quebrando o carvão 


Quebrando o carvão 




Húmus


Húmus 


Terra vegetal + Húmus

Rafael misturando o produtos




Explicação sobre a importância de cada produto



Vamos misturar


Misturando 



































Nenhum comentário:

Postar um comentário